O Hospital Municipal de Americana (SP) iniciou, nesta terça-feira (4), os procedimentos para confirmar a morte cerebral do jogador Pedro Severino, de 19 anos, atleta do sub-20 do Red Bull Bragantino. O jovem sofreu um grave acidente de trânsito no km 127 da Rodovia Anhanguera (SP-330) e foi socorrido em estado crítico.
PROCESSO DE CONFIRMAÇÃO DA MORTE ENCEFÁLICA
A confirmação da morte cerebral requer uma série de exames. Segundo o hospital, "para que seja confirmada a morte encefálica, além do exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo, o paciente deve ser submetido a um teste de apneia e a exames complementares". O protocolo, iniciado às 16h30, pode durar até 24 horas.
DETALHES DO ACIDENTE
O acidente ocorreu às 5h21, na pista sentido Sul da Rodovia Anhanguera. Pedro Severino, que estava no banco do passageiro, sofreu um traumatismo craniano após o impacto com a traseira de um caminhão. O outro ocupante do veículo, Pedro Castro, de 18 anos, estava no banco traseiro, teve apenas ferimentos leves e recebeu alta pouco depois.
Os jovens seguiam para o centro de treinamento do Red Bull Bragantino, localizado em Atibaia (SP). O resgate foi realizado por uma equipe da CCR AutoBAn, concessionária responsável pela via.
CIRURGIA E ESTADO DE SAÚDE
Por volta de 10h50, Severino passou por um procedimento neurocirúrgico. O hospital informou às 13h30 que a cirurgia foi bem-sucedida, mas o estado do jogador continuava gravíssimo, necessitando de suporte respiratório e cuidados intensivos.
TRAJETÓRIA PROMISSORA INTERROMPIDA
Pedro Severino é filho do ex-atacante Lucas Severino, ídolo do Botafogo-SP e do Athletico-PR. Considerado uma promessa do futebol, tem contrato com o Botafogo-SP até dezembro de 2027, mas está emprestado ao Red Bull Bragantino até janeiro de 2026.
Em 2024, fez quatro gols na Copa Paulista, sendo artilheiro do time na competição. Neste ano, atuou no profissional no empate contra o Água Santa (1 a 1) e marcou um gol na Copinha. A situação segue em acompanhamento pelas autoridades médicas e familiares do jogador.
Com informações do g1