II Batizado Integrado de Capoeira começa nesta quarta e encerra domingo

A abertura acontece às 19h, na Escola Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.

Avalie a matéria:
Capoeira | Divulgação

A Associação Cultura de Capoeira Raízes do Brasil Piauí realiza de 1º a 5 de dezembro, o II Batizado Integrado de Capoeira. O evento é coordenado pelo Mestre Touro e seu aluno contramestre Pimenta. Na oportunidade, haverá o encerramento das atividades dos projetos “Gingando para Cidadania”, “Educando com o Berimbau”, “Caldeirão da Capoeira do Piauí”, Ginásio Sarah Meneses, “Superação”, em parceria com a Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF) e o “Projeto Boa Hora”, todos desenvolvidos em Teresina em 2021.

A abertura acontece às 19h, na Escola Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina. Haverá, ainda, aula com o Mestre Tucano, um dos pioneiros e grande referência da capoeira do Piauí.

De acordo com Mestre Touro, “o batizado integrado de capoeira terá a participação de 150 alunos e muitos realizarão sua iniciação na capoeira, e outros veteranos farão a mudança de graduação”, explica.

Ele disse que o evento contará com a participação dos capoeiristas locais, entre mestres, contramestres, professores e alunos, bem como capoeiristas de outros municípios e estados, como: Mestre Marciel (Picos-PI); Mestre Mucuim (Luzilândia-PI); Contramestre Katraka (Picos-PI); professora Bailarina (Fortaleza-CE) e Kid-Rato (PR).

A programação segue na terça-feira (2), às 16h, na escola Monsenhor Raimundo Nonato Melo, com aula comandada pelo contramestre Pimenta, responsável por um grande trabalho na região da Santa Maria da Codipe, zona Norte de Teresina. Às 19h, na quadra Poliesportiva do Parque Wall Ferraz II, acontece uma aula com o Mestre Touro.

Na sexta-feira (3), às 19h, no Ginásio das Lutas Sarah Meneses, será realizada uma aula com a professora Bailarina, somente para as mulheres, e aula com o Mestre Marciel e professor Kid-Rato para os homens.

No sábado (4), às 9h, no Eldorado Country Club, o público vai ter um aulão com o Mestre Fú Pago, outra grande referência estadual da capoeira. Às 11h, acontece a formatura. Na oportunidade, o Contramestre Pimenta formará o seu aluno Taz, passando do grau de instrutor para professor de capoeira, seguindo os critérios hierárquicos da escola.

No domingo (5), às 9h, na quadra de esporte do Ginásio do SESC Ilhotas, zona Sul, acontece o encerramento do evento com o show cultura onde haverá a apresentação da Orquestra de Berimbau, o Maculelê, batizado e troca de corda. 

“Quero agradecer aos nossos colaboradores que, mesmo neste momento difícil, nos ajudaram de alguma forma. Agradeço também a todos os alunos que desde o início acreditaram e se empenharam para que o evento pudesse acontecer”, finaliza Mestre Touro.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES