SEÇÕES

João Fonseca bate francês em Roland Garros e vai jogar 3ª rodada pela 1ª vez

João Fonseca vence francês e avança em Roland Garros. Jovem tenista mostra maturidade e sangue frio para superar adversário experiente no Grand Slam.

João Fonseca bate francês em Roland Garros e vai jogar 3ª rodada pela 1ª vez | Foto: AFP
Siga-nos no

Em um ambiente eletrizante na quadra 14 de Roland Garros, tomada por uma torcida dividida entre franceses e brasileiros, João Fonseca precisou mostrar maturidade e sangue frio para superar um adversário experiente e avançar pela primeira vez à terceira rodada de um torneio de Grand Slam.

O jovem carioca de 18 anos venceu, nesta quinta-feira (29), o francês Pierre-Hugues Herbert por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (4), 7/6 (4) e 6/4, em uma partida marcada por dois tie-breaks intensos.

Depois de uma estreia mais tranquila no saibro parisiense, Fonseca teve um teste bem mais exigente diante do veterano Herbert, de 34 anos, atual número 147 do mundo, mas renomado duplista com quatro títulos de Grand Slam na carreira. O francês usou toda sua experiência, sacando com eficiência e subindo à rede com precisão, dificultando bastante a vida do brasileiro. Ainda assim, João manteve o controle emocional e mostrou solidez nos momentos decisivos.

Com o resultado, o número 65 do ranking mundial atinge uma marca importante: é a primeira vez que avança à terceira fase de um Major. No Aberto da Austrália, em janeiro, ele havia parado na segunda rodada em sua estreia em torneios deste nível.

Fonseca, que neste ano já conquistou os títulos do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 175 de Phoenix, vinha de três derrotas consecutivas antes de Paris — caindo na segunda rodada do Masters 1000 de Madri e nas estreias em Estoril e Roma. A sequência negativa, no entanto, parece ter ficado para trás.

Agora mais confiante e com rodagem crescente, ele volta à quadra no sábado (1º) em busca de uma vaga nas oitavas de final. Seu próximo adversário sairá do confronto entre o britânico Jack Draper, número 5 do mundo, e o francês Gael Monfils, 42º do ranking, que duelam ainda nesta quinta-feira na quadra central.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também