Atualmente na 60ª posição do ranking mundial, João Fonseca se tornou, em fevereiro, o brasileiro mais jovem a conquistar um torneio ATP, aos 18 anos. No último domingo (16), ele garantiu seu terceiro título de challenger em Phoenix, nos Estados Unidos. Com quatro conquistas no currículo, supera grandes nomes como Djokovic, Federer e Nadal na mesma idade.
NÚMEROS DAS LENDAS
Aos 18 anos e seis meses, idade atual de João Fonseca, Roger Federer estava na 49ª posição do ranking mundial, mas ainda não havia vencido um torneio ATP, possuindo apenas um título de challenger. Já Nadal, aos 18 anos, era campeão do ATP de Sopot, na Polônia, mas tinha apenas duas vitórias em challengers, ocupando o 51º lugar no ranking.
Aos 18 anos, Djokovic estava na 78ª posição do ranking mundial, abaixo da posição atual de João Fonseca, e ainda não havia conquistado um torneio ATP, tendo apenas três títulos de challenger, assim como o italiano Jannik Sinner. Há cinco anos, o atual número 1 do mundo ocupava a 73ª posição no ranking.
ÚNICO A SUPERAR JOÃO
Aos 18 anos, Carlos Alcaraz, atual nº 3 do mundo, foi o único a superar João Fonseca, com um título de ATP em Umag e quatro vitórias em Challengers, além da 32ª posição no ranking. Nesta semana, Fonseca disputa o Miami Open, enfrentando o norte-americano Learner Tien na estreia, nesta quinta-feira (20).