Jogador do Kwait e é eleito o maior artilheiro de 2010

Al-Mutawa supera craque camaronês na lista da IFFHS por ter feito mais gols pela seleção. Messi fica em oitavo, e Cristiano Ronaldo só em 60º lugar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar de Bader Ahmed Al-Mutawa? A Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) já e ainda elegeu o atacante do Kwait como o maior artilheiro de 2010, superando o camaronês Samuel Eto"o, do Inter de Milão.

Segundo o ranking da IFFHS, Al-Mutawa e Eto"o empataram na liderança com 17 gols em partidas de seleções ou torneios internacionais entre clubes. O jogador árabe acabou em primeiro por ter balançado a rede mais vezes com a camisa do Kwait do que o craque do Inter com a de Camarões.

Segundo a IFFHS, o prêmio acabou sendo decidido no último dia de 2010. Em 31 de dezembro, o Kwait venceu a Zâmbia por 4 a 0 em um amistoso e Al-Mutawa fez um gol e chegou a 17. Pelas contas do instituto, o árabe marcou dez vezes pela seleção e sete pelo clube Al-Qadisia. Já o camaronês fez oito por Camarões e nove pelo Inter.

O terceiro lugar ficou com David Villa (Barcelona), que liderava o ranking até novembro, mas terminou 2010 com 16 gols. Lionel Messi, também do Barça, é apenas o oitavo colocado com 14. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, aparece apenas em 60º lugar, com sete.

O melhor brasileiro da lista é o atacante Cléo, do Partizan, que somou 10 e aparece em 23º. Em seguida aparece o palmeirense Kléber e Mota, do Suwon Samsong Blue-Wings (Coreia do Sul), com nove empatados em 32º. Os outros são Afonso Alves (Al-Rayyan, do Qatar), Rafael Moura (Goiás) e Thiago Ribeiro (Cruzeiro) juntos na 46ª colocação com oito; e Sammir (Dínamo de Zagreb) na 74ª posição com sete.

Al-Mutawa tem 26 anos e veste a camisa 17 do Al-Qadisia, do Kwait. Pela equipe, o atacante foi campeão nacional em 2003, 2004, 2005, 2009 e 2010. Em 2006, o jogador foi eleito o segundo melhor da Ásia. Em janeiro deste ano, o atleta foi convidado pelo Málaga para um período de testes. Se for aprovado, ele será o primeiro do Kwait a defender um clube europeu.

Na última quinta, Al-Mutawa fez o gol da seleção do Kwait na derrota de 2 a 1 para o Uzbequistão, de pênalti, pela Copa da Ásia. Como também perdeu para a China na estreia do Grupo A (2 a 0), o time do atacante não tem mais chances de passar para as quartas de final do torneio no Qatar.

Confira os dez primeiros colocados do ranking da IFFHS:

1. Bader Ahmed Al-Mutawa (Al-Qadisia - Kuwait): 17 gols (10/7)*

2. Samuel Eto"o (Inter de Mião - Camarões): 17 (8/9)

3. David Villa (Valencia/Barcelona - Espanha): 16 (10/6)

4. Klaas Jan Huntelaar (Schalke - Holanda): 14 (11/3)

5. Yousef Naser Al-Sulaiman (Kazma - Kuwait): 14 (10/4)

6. Edison Cavani (Napoli - Uruguai): 14 (7/7)

. Diego Forlán (Atlético de Madri - Uruguai): 14 (7/7)

8. Lionel Messi (Barcelona - Argentina): 14 (2/12)

9. Javier Hernández "Chicharito" (Manchester United - México): 13 (12/1)

10. Ali Mohamed Al-Nono (Al-Ahli Sana"a - Iêmen): 13 (10/3)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES