A goleada do Bahia por 5 a 0 sobre a Jacuipense, no último domingo (9), pela semifinal do Campeonato Baiano, ficou marcada por um lance inusitado. O meia Matheus Firmino, da Jacuipense, foi expulso ainda no primeiro tempo após dar um peteleco na orelha de Rodrigo Nestor, do Tricolor. O VAR revisou o lance, e o árbitro Eziquiel Sousa Costa aplicou o cartão vermelho direto.
Veja o lance:
VAR revisa e árbitro expulsa Firmino
O episódio aconteceu enquanto a Jacuipense tinha um pênalti a seu favor. Após o peteleco, Nestor caiu no gramado alegando dores, o que gerou reclamação por parte dos jogadores do Bahia. O árbitro foi chamado ao monitor do VAR, reviu o lance e decidiu pela expulsão de Firmino. Revoltado, o jogador fez gestos insinuando "roubo" ao deixar o campo e se dirigiu às câmeras para se justificar.
Eu só dei um peteleco, não foi por maldade." - disse Firmino.
Súmula registra conduta violenta
Na súmula da partida, o árbitro justificou a expulsão do jogador da Jacuipense por "conduta violenta", explicando que a ação foi um ato hostil fora da disputa de bola. Ele também registrou que Firmino, ao deixar o campo, fez gestos insinuando roubo.
Além da expulsão de Firmino, outro jogador da Jacuipense, Borjão, também recebeu cartão vermelho por fazer gestos obscenos contra a torcida adversária. O documento ainda relatou uma invasão de campo por parte de um torcedor do Bahia.
Bahia na final contra o Vitória
Com um jogador a menos, a Jacuipense desperdiçou a cobrança de pênalti, quando Flavinho acertou o travessão. No segundo tempo, o Bahia ampliou a vantagem e goleou por 5 a 0, garantindo vaga na final do Campeonato Baiano. O Tricolor enfrentará o Vitória na decisão estadual.