A cidade de Lima, no Peru, deverá ser anunciada como sede da grande final da Copa Libertadores de 2025, segundo apurou o Estadão nesta quinta-feira (10). Com isso, o Estádio Monumental volta a receber a decisão do torneio sul-americano, repetindo o feito de 2019 — ano da primeira final em jogo único.
Brasília e Montevidéu, que também estavam na disputa para sediar a finalíssima, devem ser deixadas de lado pela Conmebol. A capital peruana tem a seu favor a estrutura, o histórico e uma promessa de gratidão da entidade à Federação Peruana de Futebol e ao governo local.
Com capacidade para cerca de 80 mil torcedores, o Monumental é a casa do Universitario e traz boas memórias para os flamenguistas: foi lá que o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1 e conquistou seu segundo título da Libertadores, em 2019.
A decisão de 2025 está marcada para o dia 29 de novembro.
Por que Brasília deve ser descartada?
De acordo com o Estadão, a escolha por Brasília poderia colocar a pauta do combate ao racismo em evidência durante toda a semana do evento, o que, na visão de dirigentes da Conmebol, tiraria o foco da partida decisiva. Além disso, o Brasil já recebeu duas finais recentes da competição — ambas no Maracanã.
sede definida
Já a final única da Copa Sul-Americana será realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O confronto acontecerá no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, no dia 22 de novembro.