Lando Norris leva a melhor no GP de Abu Dhabi e é o novo campeão mundial de Fórmula 1. O piloto da McLaren terminou a prova em terceiro lugar e venceu o então campeão Max Verstappen que perdeu para o britânico por uma diferença de dois pontos.
Oscar Piastri, que também estava na disputa, chegou em segundo na corrida e ficou em terceiro no campeonato
O clima é de comemoração para os papayas que torceram ao longo do ano pela vitória da McLaren. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto terminou o ano com uma 12ª colocação. Ele fechou sua primeira temporada com 19 pontos e cinco corridas terminando entre os 10 primeiros.
Apesar de ter largado em sétimo e tido um bom ritmo, o brasileiro acabou por sofrer com problemas aerodinâmicos em sua Sauber e foi perdendo posições, o que prejudicou seu desempenho.
ESTRATÉGIA OUSADA DE OSCAR PIASTRI
No início da corrida, Piastri escolheu uma estratégia interessante. Ele largou de pneus duros e ultrapassou Norris por fora na curva 9 na primeira volta logo na primeira volta.
O inglês só precisava garantir a terceira posição para ganhar o campeonato. Mas com a atitude ousada do colega de equipe, ele passou a ficar perigosamente perto de ser ultrapassado por Charles Leclerc, que vinha em quarto, a 1s da McLaren
E, aparentemente, tudo conspirava contra Lando Norris: o piloto da McLaren parou cedo, na volta 17, e teve que abrir caminho no meio do pelotão para não perder tempo, chegando a fazer uma ultrapassagem dupla em Stroll e Lawson. Uma verdadeira escalonada de pelotão.
VITÓRIA DIFÍCIL PARA NORRIS
Mas os obstáculos não pararam por aí. Depois, o companheiro de Verstappen, Tsunoda, tentou dificultar a ultrapassagem de Norris, o espremeu, e o inglês saiu da pista para passá-lo.
Ambos os pilotos foram investigados, e o japonês foi punido. Para Verstappen, a corrida foi tranquila e esperou que todos que largaram com pneus médios pararem para fazer seu pit stop, o que alçou Piastri na ponta.
O holandês chegou a ultrapassar o australiano antes da parada da McLaren, e depois só controlou a distância até a bandeirada.
E GABRIEL BORTOLETO?
Após um ano cheio de altos e baixos, Gabriel Bortoletto terminou o campeonato bem. Ele conseguiu a Sauber em sétimo no grid, e uma corrida em que passou boa parte do tempo muito perto de Fernando Alonso e parecia estar bem colocado para terminar em sétimo.
Com 20 voltas para o final, seu carro começou a saltar especialmente nas retas, e foi ultrapassado por Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Ollie Bearman, Lance Stroll e Nico Hulkenberg.
Acabou terminando a corrida na décima colocação sem entender por que a Sauber passou a se comportar dessa maneira de uma hora para a outra na corrida. Ele ouviu de sua equipe que se tratava-se de um problema aerodinâmico que eles iriam revisar depois da prova.