Leonardo Jardim não será o técnico do Cruzeiro em 2026. A decisão, que será oficialmente anunciada a partir desta segunda-feira, foi tomada pelo treinador português há alguns dias. Mesmo com contrato válido até o fim de 2026, Jardim manifestou à diretoria o desejo de não trabalhar à beira do campo a partir do próximo ano, iniciativa que partiu exclusivamente do treinador.
Reunião para selar a saída
O Cruzeiro terá uma reunião nesta segunda-feira com Leonardo Jardim, envolvendo Pedro Lourenço e Pedro Junio, presidente e vice da SAF, para alinhar os termos do acordo e confirmar a saída. Funcionários e parte do elenco já estavam cientes, nas últimas semanas, de que a decisão estava praticamente tomada, embora o treinador tenha tratado do tema apenas com a diretoria.
Foco na Copa do Brasil
O português evitou tornar pública a decisão para não desviar o foco da equipe na disputa da Copa do Brasil.
Na manhã de domingo, Jardim se reuniu com o empresário Paulo Pitombeira, intermediário de sua chegada ao Brasil, no hotel do Cruzeiro. Após uma longa conversa, havia a expectativa de que o treinador pudesse reavaliar a decisão, especialmente em caso de título da Copa do Brasil.
Olhar atento ao mercado
Diante do cenário que indicava a saída como caminho natural, o Cruzeiro passou a monitorar o mercado nos últimos dias. Mesmo sem abrir negociações formais, o clube mapeou nomes bem avaliados internamente.
Além de Artur Jorge, como revelou o ge, o nome de Tite passou a ganhar força nos bastidores.
Tite no radar celeste
Livre no mercado desde a saída do Flamengo, no ano passado, Tite anunciou recentemente que está aberto a novos projetos. Pessoas próximas ao treinador veem com bons olhos a possibilidade de trabalhar no Cruzeiro.
A tendência é que Pedro Lourenço, Pedro Junio e Joaquim Pinto, diretor executivo, avancem nas tratativas pelo novo comandante ainda nesta semana. Apesar de o clube evitar decisões precipitadas, há o receio de que uma indefinição prolongada comprometa o planejamento para a temporada 2026.
Planejamento em andamento
Mesmo com a possibilidade de saída, Leonardo Jardim seguia participando do planejamento do clube. Recentemente, o Cruzeiro anunciou o atacante Néiser Villarreal e, a partir de janeiro, contará com o goleiro Matheus Cunha, ex-Flamengo, reforçando o elenco para o próximo ano.