Fora dos dois últimos jogos do Flamengo pelo Brasileirão, De la Cruz enfrenta em 2025 sua segunda temporada com menos partidas nos últimos sete anos. A condição física do meio-campista uruguaio coloca em dúvida seu futuro com a camisa rubro-negra.
Queda de rendimento e problemas físicos
No total, De la Cruz soma 30 jogos pelo Flamengo em 2025, sendo 24 como titular. A maioria — 19 partidas — foi disputada no primeiro semestre. Desde maio, problemas nos dois joelhos se intensificaram e prejudicaram seu desempenho.
O jogador convive com uma lesão crônica no joelho direito e, neste ano, passou também a sofrer com inflamações no joelho esquerdo. Como resultado, ele tem sido poupado frequentemente, perdendo treinos e jogos devido às dores. Sempre que consegue engatar uma sequência, o problema retorna, exigindo controle de carga por parte do departamento médico.
Retorno próximo e preocupação para a Libertadores
De la Cruz treinou normalmente com o grupo na quinta-feira e deve ser relacionado para o duelo contra o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 21h30, no Maracanã — ainda mais diante das ausências de Pulgar e Saúl, que estão suspensos.
O Flamengo trabalha para controlar a dor do volante visando sua presença na final da Libertadores, no dia 29, contra o Palmeiras, em Lima (Peru). Apesar disso, as condições físicas do jogador geram preocupação para o futuro.
Possível saída e interesse do River Plate
Com contrato até junho de 2028, o Flamengo não descarta negociá-lo. A imprensa argentina noticiou um suposto interesse do River Plate no retorno do uruguaio, mas não houve contato formal. Internamente, avalia-se que uma mudança de ares poderia ser positiva para o atleta, que estaria frustrado por não conseguir atuar com frequência.
Histórico de temporadas
Esta é a segunda temporada com menos jogos de De la Cruz nos últimos sete anos. A única em que atuou menos foi 2020 (28 jogos), período em que defendia o River Plate e o Campeonato Argentino foi cancelado pela pandemia de Covid-19. Seu ano mais ativo foi 2021, quando disputou 48 partidas pelo clube argentino.
Reta final da temporada
Ao Flamengo restam cinco jogos em 2025: quatro pelo Brasileirão e a final da Libertadores. Caso seja campeão da América, o time ainda poderá disputar mais três partidas pela Copa Intercontinental, caso avance a partir das quartas de final.