Maior atleta de salto com vara reconcilia Thiago Braz e francês

A vitória de Thiago causou polêmica por conta do seu rival.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitória de Thiago Braz na prova de salto com vara na última segunda-feira (15) deu muito o que falar. Não apenas pelos 6,03m saltados batendo o recorde olímpico e ganhando a medalha de ouro. Um detalhe paralelo que recebeu grande atenção foi a reação do grande favorito da prova, o francês Renaud Lavillenie, campeão nos Jogos de Londres, que ficou com a medalha de prata no Rio.

Inconformado com a perda do primeiro lugar no pódio, Lavillenie fez declarações polêmicas. Para uma TV francesa, chamou o público de “merda” e chegou a se comparar ao atleta negro Jesse Owens, muito vaiado na final dos 100 m rasos na Olimpíada de 1936, em Berlim, na Alemanha, país comandado na época por Hitler.

Para piorar, em uma matéria publicada no Le Monde, o mais importante jornal da França, o autor do texto acrescentou à fala de Philippe d’Encausse, técnico do atleta, a frase sobre “forças místicas, talvez as do candomblé“, para explicar a conquista brasileira no salto com vara. O jornalista depois admitiu que a frase foi inventada por ele próprio, mas o estrago já estava feito.

Com estes fatos, a internet foi à loucura e o francês foi alvo de centenas de críticas que renderam inclusive muitos memes satirizando a situação.

Na cerimônia de entrega das medalhas, que só aconteceu na noite desta terça-feira (16), enquanto Thiago era ovacionado pelo público, Lavillenie chorava em frente às câmeras pelas vaias constantes. Thiago interviu pedindo para que o público parasse, mas sem sucesso.

Depois da cerimônia, o COI divulgou uma foto em que Thiago Braz consola o francês. Ao lado deles está o ucraniano Sergei Bubka, o maior atleta de salto com vara da história, seis vezes campeão do mundo, ouro em Seul-88 e que bateu 35 vezes o recorde mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES