Massa teria recebido 3 ordens para deixar Alonso passar

Comissários usaram desculpas de Smedley para considerar Ferrari culpada

Avalie a matéria:
Carro da Ferrari com Massa | Getty Images

Após a polêmica do GP da Alemanha, a revista alemã "Auto Motor und Sport" revelou que Felipe Massa recebeu três ordens da Ferrari antes de deixar Fernando Alonso passar em Hockenheim. O fato continua a dominar as conversas no paddock do circuito de Hungaroring, mesmo quase uma semana após o ocorrido.

De acordo com a reportagem, o espanhol começou a reclamar do ritmo do brasileiro logo após o pit stop - chegou a chamar a situação de "ridícula", como foi mostrada na transmissão oficial de TV. A equipe respondeu que não poderia fazer nada. Então, Alonso deixou Massa abrir uma vantagem próxima aos quatro segundos. Andrea Stella, engenheiro do bicampeão, disse que estava preocupado com o aumento da distância, mas o piloto respondeu.

- Sem problemas, vou me aproximar.

A diferença se estabilizou e em cinco voltas o espanhol já estava de novo colado na asa traseira do companheiro de equipe. Alonso tinha conseguido mostrar à Ferrari que estava mais rápido que Massa. Isto provocou a atitude de Stefano Domenicali, chefe da equipe italiana, que falou com o engenheiro Rob Smedley para dar a ordem a Felipe Massa rapidamente.

Massa recebeu três vezes o comando para deixar o espanhol passar. Ignorou duas, mas teve de obedecer na terceira, falada pausadamente e de maneira bem clara, como mostrado na transmissão de TV oficial. Enfim, Felipe resolveu tirar o pé e Alonso assumiu a ponta da corrida.

- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?

Após a manobra, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo "incômodo". Esta mensagem provocou a uma multa de US$ 100 mil, aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o julgamento na posterior reunião do Conselho Mundial, que deverá acontecer no dia 10 de setembro, em Como, na Itália.

- Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.

Segundo a revista, Fernando Alonso seria ainda mais influente na Ferrari que Michael Schumacher era em sua época. O bicampeão demarcou seu território no time e Massa já não teria tanta força quanto no passado. Mas o espanhol ainda fica muito incomodado com as críticas recebidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES