O meia Maurício, do Palmeiras, agora está apto a defender a seleção do Paraguai. O jogador, que tem pai nascido no país vizinho, teve o pedido de mudança de associação aprovado pela Fifa e, assim, pode atuar oficialmente pela seleção paraguaia.
Dessa forma, ele pode ser convocado pelo técnico Gustavo Alfaro para as próximas partidas da equipe, que se classificou para a Copa do Mundo de 2026. Com a última vaga direta da América do Sul, o Paraguai volta a disputar um Mundial desde a última participação em 2010, na África do Sul.
Maurício chegou a defender seleções brasileiras de base, mas avaliava essa possibilidade de naturalização desde 2022, quando atuava pelo Internacional. O meio-campista foi revelado pelo Desportivo Brasil, de São Paulo, e teve passagem pelo Cruzeiro antes de chegar ao Inter. Maurício foi contratado pelo Verdão em junho de 2024. Se a convocação acontecer, ele poderá ter como companheiros no Paraguai os também palmeirenses Gustavo Gómez e Ramón Sosa.
Desde que chegou ao Palmeiras, o Maurício disputou 81 partidas e marcou 16 gols. Na atual temporada, o jogador disputou seis jogos, com dois gols marcados. Maurício tem sido uma peça de confiança de Abel, com o treinador a incluí-lo no time titular e o jogador a corresponder em campo. O treinador valoriza a versatilidade de Maurício, que pode jogar em diferentes funções, como meia ou até como falso nove.