“Muitos atletas e dirigentes são alienados”, diz Aline Silva

Atleta classificada para Tóquio comenta momento de protestos antirracistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A última semana ficou muito marcada por uma série de protestos nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, que sofria de doença arterial coronariana e doença cardíaca hipertensiva, e foi asfixiado por um policial na cidade de Minneapolis. No Brasil, vários atletas se manifestaram contra o racismo e, o Podcast Rumo ao Pódio ouviu dois nomes importantes do esporte brasileiro: a vice-campeã mundial de wrestling Aline Silva, já classificada para as Olimpíadas de Tóquio 2021, e Diego Moraes, da seleção nacional de karatê e repórter da TV Globo. Informações do site GloboEsportes.com

Aline Silva, da categoria até 76kg do wrestling, dona de três medalhas em Jogos Pan-Americanos (duas pratas e um bronze), vice-campeã mundial em 2014 e classificada para os Jogos de Tóquio 2021, aponta que muitos atletas não querem se incomodar ao se expor sobre o tema, hoje tão importante nas discussões da sociedade:

- Infelizmente muitos dirigentes e atletas são alienados, vivem numa bolha, toda vez que eu tento discutir sobre esses assuntos ou exponho minha visão, no meio que eu vivo, é motivo de chacota (...) É um problema. As pessoas não querem se incomodar, muitas vezes, muitos negros que estão lutando para sobreviver, pensando em dez mil problemas, em como fazer a renda, em como fazer faculdade, estudar, e se tiver que parar e lidar com problemas raciais, enxergar tudo aquilo, passar a prestar atenção e sentir na pele, porque uma vez que você entender que uma situação é machista ou racista, você vai prestar atenção e perceber ela a todo momento a seu redor, e vai te doer duas vezes - disse.

Diego Moraes, que ainda luta por um vaga nas Olimpíadas de 2021 no karatê e é repórter da TV Globo, lembrou de Colin Kaepernick, jogador de futebol americano que liderou uma série de protestos antirracistas em 2016, mas, até hoje, segue sem time nos Estados Unidos:

- Esse é um reflexo que as pessoas não conseguem ainda entender porque os atletas não falam, não se posicionam. Os atletas obviamente têm medo de acontecer o mesmo que aconteceu com o Colin. Lá nos Estados Unidos, que eles estão avançado com relação ao discurso, lá aconteceu que até agora o Colin não tem emprego(...) É muito complicado eu chegar e apontar o dedo para o atleta que não se posiciona, eu como negro, sei que é difícil não se posicionar. Comecei a falar mais abertamente tem uns três ou quatro anos (...) Tive que ter coragem para falar, você tem que ter um apoio atrás de você, e esse apoio não é um negro, porque não tem outro negro com você no ambiente, então por isso que é importante o branco vir junto nessa luta - disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES