O vice-comissário da NBA, Mark Tatum, revelou nesta segunda-feira que o Brasil nunca esteve tão próximo da liga quanto agora. Em entrevista coletiva, o dirigente ressaltou o entusiasmo crescente dos brasileiros pelo basquete e mencionou conversas com o governo de São Paulo sobre a possibilidade de realizar jogos no país.
"O nível de interesse em basquete no Brasil é, incontestavelmente, o mais alto que já tivemos. Acho que, em um futuro não tão distante, poderemos voltar a realizar jogos aqui", afirmou Tatum.
Obstáculo estrutural
Apesar do cenário promissor, a falta de um ginásio de padrão internacional em São Paulo tem sido o principal entrave. Segundo Tatum, o assunto foi discutido recentemente com o governador paulista e investidores privados, que reconheceram a necessidade de melhorias na infraestrutura esportiva da cidade.
"Honestamente, parte do desafio em São Paulo tem sido o local. Não temos um ginásio de basquete de nível internacional. Mas tivemos compromissos de que isso será considerado", destacou.
Tatum também sinalizou a possibilidade de retorno ao Rio de Janeiro, caso a questão estrutural seja superada.
Históricos no Brasil
A NBA já realizou dois jogos de pré-temporada no Brasil, ambos no Rio de Janeiro. Em 2013, Chicago Bulls e Washington Wizards se enfrentaram na Arena Carioca 1. No ano seguinte, foi a vez de Cleveland Cavaliers e Miami Heat. O local também sediou eventos dos Jogos Olímpicos de 2016.
Final definida
Enquanto isso, a atual temporada da NBA chega à sua decisão. Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers disputam o título a partir da próxima quinta-feira. O OKC, dono da melhor campanha, terá o mando de quadra nos dois primeiros jogos da série.