A International Football Association Board (IFAB) aprovou uma alteração na regra que define o tempo máximo que um goleiro pode segurar a bola durante uma partida. Com a mudança na Lei 12.2, caso o arqueiro permaneça com a posse por mais de oito segundos, o time adversário será beneficiado com um escanteio. Com informações do Itatiaia.
COMO ACONTECIA ANTES?
Anteriormente, o descumprimento dessa regra resultava em um tiro livre indireto, que não permitia a finalização direta ao gol. A nova penalização tem o objetivo de acelerar a reposição de bola e reduzir a demora na retomada do jogo.
A decisão foi anunciada durante a 139ª Reunião Geral Anual do IFAB, organizada pela Federação de Futebol da Irlanda do Norte. Antes da aprovação, a regra passou por um período de testes em torneios sub-21 da Premier League e em competições nacionais de Malta.
PRIMEIROS RESULTADOS
Durante as avaliações no país europeu, os goleiros seguraram a bola 796 vezes, sem registros de infrações ao limite estabelecido, o que indicou a viabilidade da implementação.
A nova regra já entrou em vigor e será aplicada pela primeira vez em uma grande competição na edição de 2025 do Mundial de Clubes, que começa em 15 de junho.