Após 17 anos de espera, o Oklahoma City Thunder finalmente conquistou seu tão sonhado título da NBA. Diante de um Paycom Center lotado e tomado por camisas azuis e gritos de "OKC!", a equipe superou o resistente Indiana Pacers no jogo 7 das finais, vencendo por 103 a 91. O MVP da temporada 2024/25, Shai Gilgeous-Alexander, liderou o time ao lado de Jalen Williams e Chet Holmgren na conquista histórica.
A final teve como destaque o MVP da temporada regular, Shai Gilgeous-Alexander, que brilhou ao anotar 29 pontos, 12 assistências e cinco rebotes. Pelo lado do Indiana Pacers, que vinha fazendo uma campanha quase perfeita até o jogo 7, a lembrança será amarga. A equipe perdeu seu principal jogador, Tyrese Haliburton, ainda no primeiro quarto, após sofrer uma ruptura no tendão de Aquiles, deixando a quadra em lágrimas.
A temporada 2024/25 foi a melhor da história do Oklahoma City Thunder desde a mudança da franquia, que deixou de ser o Seattle SuperSonics — campeão da NBA em 1979. Sob a liderança do MVP Shai Gilgeous-Alexander, a equipe conquistou 68 vitórias e sofreu apenas 14 derrotas ao longo do campeonato.
Antes da conquista, o Thunder havia disputado as finais da NBA em 2012, quando contava com o trio Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden. Na ocasião, a equipe foi derrotada por 4 a 1 pelo Miami Heat, liderado por LeBron James.