Paris 2024: revelado o design das medalhas pelos organizadores; Confira

Para as medalhas, essas peças foram gravadas com a logomarca dos Jogos de Paris

Avalie a matéria:
Design das medalhas olímpicas que serão entregues no pódio aos campeões | Divulgação

Nesta quinta-feira (8), o Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 divulgou finalmente o desenho das medalhas que serão concedidas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Um detalhe marcante é que cada uma das 5.084 medalhas inclui uma peça central de ferro hexagonal de 18 gramas, que já fez parte da icônica Torre Eiffel, concluída em 1889.

"Com a inclusão de fragmentos da Torre Eiffel no centro de suas medalhas, Paris 2024 almeja proporcionar aos atletas uma lembrança indelével dos Jogos, de Paris e da França", explicou o Comitê em comunicado oficial.

Esses fragmentos são partes da torre que foram removidas durante as obras de renovação no século XX e preservadas. Para as medalhas, essas peças foram gravadas com a logomarca dos Jogos de Paris. O formato hexagonal é uma homenagem à França, frequentemente chamada de "L'hexagone".

Detalhes das medalhas olímpicas dos jogos de Paris. (Foto: Divulgação)

Na parte de trás das medalhas olímpicas, estão representados a tradicional Nike, a deusa da vitória, o Estádio Panatenaico de Atenas, onde as Olimpíadas foram retomadas em 1896, e a Acrópole. Para os Jogos de Paris 2024, a Torre Eiffel foi acrescentada em frente à Acrópole.

As Olimpíadas de Paris terão início em 26 de julho e contarão com mais de dez mil atletas competindo em 33 modalidades diferentes. A expectativa é de que mais de duzentos países estejam representados. Até o momento, o Brasil conquistou 150 vagas, mas espera-se que esse número dobre nos próximos meses, à medida que mais de cem campeonatos pré-olímpicos sejam realizados.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES