SEÇÕES

Parnahyba é rebaixado para Série B do Piauiense pela primeira vez na história

O Parnahyba Sport Club foi derrotado por 4 a 0 pelo Fluminense-PI, na tarde desta quarta-feira (18), no estádio Estádio Lindolfo Monteiro, pela sexta rodada do Campeonato Piauiense de 2026

Torcida do Tubarão no Estádio Pedro Alelaf | Foto: Reprodução/Instagram (Parnahyba)
Siga-nos no

A goleada sofrida em Teresina selou matematicamente o rebaixamento do Parnahyba com uma rodada de antecedência. Sem vitórias na competição, o Azulino soma dois empates e quatro derrotas, alcançando apenas 16% de aproveitamento, um dos piores índices do clube na elite estadual.

Já o Fluminense-PI chega à rodada final classificado para a semifinal e ainda na disputa por melhor posição no G-4. O adversário será o Atlético Piauiense, no Estádio Albertão.

Temporada de expectativas frustradas

Para a temporada de 2026, o clube apostou na combinação entre reforços e atletas remanescentes, como Leandro Sobral, Venâncio Araújo e Bismarck. No comando técnico, a diretoria trouxe Oliveira Canindé, que já havia dirigido o time em 2023. Além do Estadual, o clube disputa, também, a Série D do Campeonato Brasileiro, vaga obtida após a ampliação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, que aumentou o número de participantes de 64 para 96 clubes.

Elenco do Parnahyba para o Piauiense de 2026 - Foto: Guilherme Carneiro/Instragram Parnahyba Sport Club

A estreia animou: empate em 2 a 2 contra o Atlético-PI, uma das equipes de maior investimento no estadual. Porém, a sequência foi negativa, com derrotas para Corisabbá e Oeirense (ambas por 2 a 1), revés por 1 a 0 diante do Piauí Esporte Clube e empate sem gols contra o Altos.

Enquanto tenta reorganizar a casa para o próximo ano, o Parnahyba ainda terá pela frente a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, prevista para começar no início de abril.

Fim de uma era: 112 anos sem queda

O rebaixamento marca um capítulo inédito nos 112 anos de história do Parnahyba. Até então, o clube jamais havia disputado a Segunda Divisão do futebol piauiense.

Com 13 títulos estaduais, o Tubarão é o terceiro maior campeão da Primeira Divisão do Piauí. A última conquista ocorreu em 2013, quando superou o River Atlético Clube na final. Mais recentemente, o time do Litoral chegou às decisões de 2022 e 2024, mas ficou com o vice-campeonato em ambas.

Queda de gigantes e “Super Série B”

O descenso do Parnahyba reforça uma sequência histórica no futebol estadual: nos últimos quatro anos, os três maiores campeões piauienses foram rebaixados. Em 2022, o Flamengo-PI, dono de 17 títulos, caiu para a Segundona. Em 2025, foi a vez do River, maior campeão do estado, com 32 conquistas.

A Série B do Piauiense de 2026 contará com River e Flamengo-PI, além de outros clubes tradicionais como 4 de Julho, Picos e Comercial-PI. Pelo número inédito de campeões reunidos, a competição já vem sendo chamada por torcedores e analistas de “Super Série B”.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também