SEÇÕES

Quem vencer o Intercontinental será reconhecido como campeão mundial? Entenda

Flamengo representa a América do Sul na segunda edição do torneio anual de clubes

Jogadores do Real Madrid e o técnico Carlo Ancelotti posam com o troféu de campeões da Copa Intercontinental | Foto: Mahmud Hams/AFPMahmud Hams/AFP
Siga-nos no

O clube que conquistar a Copa Intercontinental da Fifa será reconhecido oficialmente como campeão mundial. A confirmação vale para a edição atual do torneio, que conta com o Flamengo como representante sul-americano, após a conquista da Libertadores de 2025.

A Fifa considera a Copa Intercontinental como uma continuação direta da antiga disputa entre clubes da Europa e da América do Sul, realizada entre 1960 e 2004. Durante esse período, as partidas eram organizadas pela Uefa e pela Conmebol, inicialmente em jogos de ida e volta e, depois, em duelos únicos no Japão.

Em 2017, após solicitação da Conmebol, a Fifa reconheceu oficialmente todos os vencedores dessas edições anteriores como campeões mundiais. Esse entendimento permanece válido para o atual formato da competição.

Troféu da Copa Intercontinental — Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images 

Por que o nome Intercontinental?

O nome “Intercontinental” foi adotado por razões comerciais. Isso porque o Mundial de Clubes da Fifa passou por uma reformulação e agora conta com 32 equipes, disputado a cada quatro anos. A primeira edição nesse novo formato aconteceu em 2025, nos Estados Unidos, com o Chelsea como campeão.

Para manter uma disputa anual entre clubes, a Fifa criou a Copa Intercontinental, com número menor de participantes. Como se trata de um torneio diferente do Mundial com 32 equipes, a entidade optou por manter produtos comerciais distintos para patrocinadores e transmissões.

Formato da competição

A Copa Intercontinental é disputada por seis clubes. O campeão europeu, neste caso o PSG, entra diretamente na final, modelo adotado como forma de manter o interesse dos clubes do continente na competição anual.

Esse formato reduz em um jogo o número de partidas em relação ao antigo Mundial de Clubes, que tinha sete equipes até 2023.

Flamengo em campo no Catar

Nesta quarta-feira (10), o Flamengo enfrenta o Cruz Azul, do México, no Catar. A equipe mexicana é a atual campeã da Champions da Concacaf. Quem vencer esse confronto avança para enfrentar o Pyramids, do Egito, na fase seguinte.

Os campeões das Américas se enfrentam nesta quarta-feira (10) - Foto: Reprodução

O time egípcio já disputou duas partidas na competição. Na estreia, venceu o Auckland City. Em outro confronto, válido pela segunda fase, eliminou o Al-Ahli, em partida realizada no mês de setembro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também