SEÇÕES

Rayssa Leal vence tetracampeonato da Street League em São Paulo

Brasileira de 17 anos deixa esquadra japonesa e prodígio australiana para trás e chega ao quarto título seguido na Street League, principal circuito de provas da modalidade

Rayssa Leal vence tetracampeonato da Street League | Foto: David Abramvezt
Siga-nos no

Neste domingo (7), a brasileira Rayssa Leal levou a melhor e conquistou o tetracampeonato da Street League, principal circuito de provas do skate mundial, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A conquista da brasileira levantou o público. Cerca de 10 mil pessoas estavam presentes no estádio quando Rayssa desbancou quatro japonesas - três delas medalhistas olímpicas.

"Estou muito feliz, não tenho palavras, era 100% a meta do ano. Tive algumas falhas esse ano, mas fiquei muito feliz em vencer aqui, com o público cheio e representar o Brasil. No treino eu cai, bati a cabeça, virei o joelho, mas hoje eu acordei melhor desse torcicolo. Mesmo machucada, competi muito feliz, fiquei 100% para a competição'",disse.

JAPÃO DOMINADO

As japonesas dominaram o campeonato e contou com quatro representantes de peso na final:  a atual campeã olímpica Coco Yoshizawa, a medalhista de prata nas Olimpíadas Liz Akama, a medalhista de bronze em Tóquio 2021 Yuna Nakayama, e a campeã mundial Yumeka Oda. 

A australiana Chloe Covell, a mais nova da final, mas com medalhas importantes na carreira, também esteve na decisão.

O Campeonato Mundial de 2025, que seria organizado pela World Skating em setembro, foi cancelado. Assim, a final da Street League neste domingo pode ser considerada a principal competição da temporada, já que reuniu todas as principais estrelas do planeta.

DESEMPENHO DA RAYSSA

Mesmo com nomes de impacto na disputa, Rayssa abriu os trabalhos com uma ótima volta pelo percurso montado no Ginásio do Ibirapuera, conquistando uma nota 8.3. O que já era uma previsão de sua conquista.

A atleta também enfrentou desafios e mesmo com uma entorse no tornozelo direito, ela fez uma linha quase perfeita, e passou para as manobras em primeiro lugar, apenas 0.1 na frente de Covell.

Para iniciar a disputa, Rayssa fez uma de suas manobras clássicas para abrir o trabalho, usando o corrimão redondo. Com a nota 7,5, seguiu na liderança, com 15,8, contra 15,2 da japonesa Oda, que era a segunda colocada. 

Na segunda rodada, mesmo uma queda, se manteve em primeiro lugar. Com a chegada da penúltima e terceira rodada, Oda e Akama se mantiveram firmes com ótimas notas e mostraram que seriam as principais adversárias de Rayssa e de Chloe na decisão.

 Nakayama e Yoshizawa, com várias quedas, apareciam atrás. Rayssa cravou a manobra e se manteve em primeiro com a nota 8,7. Na penúltima rodada, Rayssa manteve a primeira posição com 8,1.

Na última rodada, Oda sofreu uma queda e perdeu a chance de brigar pelo título. Aí foi a vez de Covell cair, também ficando sem chance de vitória. Assim, a brasileira foi para a última manobra já como campeã da competição.

MELHORES MOMENTOS DA COMPETIÇÃO 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também