SEÇÕES

Real Madrid pede à Fifa que Copa do Mundo de Clubes aconteça a cada dois anos

Sucesso comercial do evento, responsável pela venda de 25% dos ingressos, clube espanhol pressiona Gianni Infantino por Mundial bienal

Real Madrid pede à Fifa que Copa do Mundo de Clubes aconteça a cada dois anos | Foto: Reprodução/Instagram/gianni_infantino
Siga-nos no

Após a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, a Fifa já confirmou que haverá uma próxima, mas ainda não definiu data ou local. Segundo o jornal The Guardian, o Real Madrid pressiona para que o torneio seja realizado a cada dois anos, já que foi um dos maiores destaques comerciais, vendendo 25% dos ingressos e com a maior média de público.

No entanto, a Fifa não cogita o Mundial bienal. O presidente Gianni Infantino considera essa frequência um exagero, embora avalie outras mudanças, como o aumento do número de clubes participantes.

AUMENTO NO NÚMERO DE CLUBES

Para a próxima edição em 2029, há possibilidade de a competição contar com 48 clubes, em vez dos 32 deste ano. Em discurso recente, o presidente da Fifa mencionou clubes que gostaria de ver no torneio, como Arsenal, Liverpool, Manchester United, Tottenham, Barcelona, Napoli e Milan.

Até o momento, o Paris Saint-Germain é o único time europeu garantido na próxima edição da Copa do Mundo de Clubes, após vencer a Liga dos Campeões 2024/25. O Chelsea, atual campeão mundial, não tem vaga assegurada e precisará disputar uma das vagas disponíveis para equipes europeias e inglesas.

Foto: Getty Images / Octavio Passos - FIFA 

LOCAL DA PRÓXIMA EDIÇÃO

O local da próxima Copa do Mundo de Clubes ainda não foi definido. Segundo o The Guardian, o Catar se candidatou para sediar o torneio, mas a Fifa prefere uma realização conjunta, similar às Copas do Mundo de seleções em 2026 (Canadá, EUA e México) e 2030 (Marrocos, Espanha e Portugal).

Eleito presidente da CBF há dois meses, Samir Xaud se reuniu com Infantino em junho, demonstrando satisfação com o torneio e interesse do Brasil em sediar a edição de 2029, aproveitando a infraestrutura da Copa do Mundo feminina de 2027.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também