Saiba como Flamengo e River do Piauí vêem seu clássico na Libertadores

A coincidência com a grande decisão de Lima acirrou a rivalidade local.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os holofotes do futebol sul-americano estão todos voltados ao confronto entre Flamengo e River Plate, pela final da Libertadores, neste sábado. Porém, a rivalidade entre dois homônimos bem menos badalados já mexe com o Piauí muito antes dos gigantes do continente medirem forças em Lima. Por lá, o clássico "Rivengo" atravessa gerações há décadas e tem muita história desde 1948.

Nesta temporada, o River disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Estadual. O Flamengo, por outro lado, teve compromissos apenas pela competição regional e ainda viu o grande rival levantar a taça.

A coincidência com a grande decisão de Lima acirrou a rivalidade local. Opostos em campo, os adversários históricos também não se entendem quando a discussão é sobre qual time tem a maior torcida no Piauí. Como de hábito, riverinos e flamenguistas estarão em lados contrários quando a bola rolar em Lima.

"O Flamengo é nosso freguês há anos. Por aqui, somos inteiramente anti-Flamengo. Pode ser contra qualquer um que a gente não torce para o Flamengo. Não há essa possibilidade", afirmou José Neto Nunes, ex-presidente do River-PI e autor de um livro pelo clube.

"O River é nosso rival até debaixo d'água. Então, não tem como torcer para eles, não. Vamos torcer para o Flamengo, é claro", rebateu Márcio Ferreira, membro do Conselho Fiscal do Flamengo

Distantes dos holofotes e sem o poder de fogo dos finalistas continentais, os adversários lutam a duras penas para se manterem em atividade. Enquanto o Flamengo "original" atravessa excelente momento financeiro, que permitiu o investimento de cerca de R$ 200 milhões em reforços para esta temporada, os piauienses estão com os cofres vazios. Sem grana, esse Rubro-Negro teve de vender sua sede para uma rede de supermercados, mas a transação ainda é questionada judicialmente.

Com a decisão da Libertadores se aproximando, os adversários estudam realizar um amistoso antes de a bola rolar no Peru. Sem tanta visibilidade e em dificuldades econômicas, este aperitivo poderia chamar atenção e reforçar o caixa. Existe o aceno de que uma cervejaria possa bancar o evento.Já sem calendário, os dois clubes estão em fase final de montagem para o ano que vem.

Superioridade é do River

Ao menos no Rivengo piauiense, a superioridade é do clube de inspiração "argentina". Em 358 encontros, são 136 vitórias do River, 109 empates e 105 triunfos do Fla. Em termos de conquistas, nova vantagem: 31 títulos contra 15 dos rubro-negros.

"O Rivengo é o clássico mais importante daqui. É um jogo que sempre atrai um bom público. Essa é uma rivalidade que já vem de muitos anos, de 1948 para cá. Em 1977, a final do Estadual teve 100 mil pessoas no estádio, somando os três jogos. Na partida final, foram 40 mil", disse José Neto Nunes, ex-presidente do River-PI.

A decisão de 1977 é realmente considerada realmente por muitos, até hoje, como o maior jogo da história do Estádio Governador Alberto Tavares Silva, o Albertão. O Flamengo buscava o bicampeonato do Estadual, enquanto o River voltava à final depois de passar o ano de 1976 sem atividades. O Rivengo terminou empatado em 2 a 2 no tempo normal e o gol do título do River foi marcado por Nivaldo, na prorrogação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES