Saiba como pode ficar o Brasileirão após onze jogos simultâneos neste domingo, 29

As esperanças são-paulinas se apoiam em uma combinação de tropeços dos concorrentes: além de ter de vencer o Goiás

Avalie a matéria:
Saiba como pode ficar o Brasileirão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dez jogos simultâneos. Às 17h deste domingo (horário de Brasília), tem início a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, que pode tanto decretar o heptacampeonato do São Paulo quanto ver o Flamengo assumir a ponta e, até mesmo, terminar com Inter e Palmeiras de volta à briga pelo título. Na parte de baixo da tabela, seis clubes tentam garantir mais uma semana de fôlego na briga contra o rebaixamento na competição.

As esperanças são-paulinas se apoiam em uma combinação de tropeços dos concorrentes: além de ter de vencer o Goiás, no Serra Dourada, o líder Tricolor, com 62 pontos, torce por uma derrota do Fla e para que Palmeiras e Inter não vençam suas partidas.

- Precisamos manter o equilíbrio durante os 90 minutos. Não mostramos o nosso verdadeiro futebol nos começos das partidas. E isso preocupa contra o Goiás. Afinal, eles já demonstraram no jogo contra o Flamengo que entrarão em campo buscando a vitória ? disse o técnico tricolor Ricardo Gomes.

Na cola do time do Morumbi, com 61 pontos, mas surpreendido pela perda de seu artilheiro, Adriano, às vésperas do duelo com Ronaldo e Cia., o Rubro-Negro encara o Corinthians, em Campinas, sonhando com repeteco de tropeço do Tricolor Paulista no domingo passado, quando a equipe do técnico Ricardo Gomes foi derrotada e abriu as portas da liderança para a equipe da Gávea, que não conseguiu aproveitar a oportunidade e ficou no empate sem gols com o Esmeraldino, diante do Maracanã lotado.

Dois outros duelos completam a briga pelo posto mais alto da classificação. No Palestra Itália, o Verdão, com 59 pontos ? atacado em uma emboscada no fim da tarde deste sábado ?, recebe o Atlético-MG, com 56, em confronto direto por uma vaga na Libertadores. O Colorado, também com 59, vai à Ilha do Retiro encarar o já rebaixado Sport.

G-4 pode ter times empatados em pontos

Se a briga pela taça foi a mais acirrada dos tempos do Brasileirão por pontos corridos, a disputa ainda pode chegar ao seu ponto máximo. Caso os tricolores paulistas sejam derrotados, os rubro-negros voltem a empatar e tanto Palmeiras quanto Inter saiam vitoriosos de seus jogos, a rodada do domingo, 6 de dezembro, verá o embate entre quatro equipes empatadas com 62 pontos. Nesse caso, o Inter assumiria a ponta pelo critério de desempate por vitórias - 18 a 17 sobre os rivais - e o Palmeiras ficaria com a vice-liderança, pelo saldo de gols.

Ainda com chances matemáticas de ser campeão, mas focado na briga por uma vaga no G-4 e impulsionado pela rivalidade com os atleticanos, o Cruzeiro (56) pega o Coritiba, do técnico Ney Franco, um dos envolvidos na briga contra a degola, na 14ª colocação, com 44 pontos.

Santo André e Náutico podem dar adeus

O Fluminense tenta se refazer da goleada sofrida para a LDU na quarta-feira (5 a 1) e recebe o Vitória, no Maracanã, em jogo que pode tirar os tricolores do Z-4 pela primeira vez desde a décima rodada. Os baianos, na 13ª colocação, com 47 pontos, vão a campo pela primeira vez após o anúncio de que o técnico Vagner Mancini está de saída do clube, motivados pela disputa por uma vaga na Sul-Americana.

- Temos que ser inteligentes e saber diferenciar. Estamos com cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Será que vamos deixar tudo isso ir por água abaixo? Vamos lutar com todas as forças para conseguirmos a vitória e a saída da zona de rebaixamento ? disse Cuca, preocupado com os efeitos da derrota em Quito.

A guerra contra a degola tem dois confrontos diretos. Na Arena da Baixada, o Atlético-PR recebe o Botafogo em duelo que pode condenar uma das duas equipes à zona de rebaixamento, em caso de vitória do Flu. No ABC Paulista, Santo André e Náutico ? ambos com 38 pontos - se agarram ao que resta de chances de permanecer na elite do futebol brasileiro. Além do desespero, os times dividem duas obrigações ? vencer e torcer para que haja um vencedor no confronto entre Furacão e Alvinegro ? em caso de empate em Curitiba, Ramalhão e Timbu dão adeus à Primeira Divisão já neste domingo.

Apenas duas partidas da penúltima rodada não interferem diretamente nas duas extremidades da tabela. No Olímpico, Grêmio e Barueri duelam, em jogo cuja principal atração é a despedida do meia Tcheco da torcida gaúcha. Na Ressacada, o técnico Silas faz sua penúltima partida no comando do Avaí contra o Santos, de Vanderlei Luxemburgo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES