Sandro Dias, o Mineirinho, entrou mais uma vez para a história do skate mundial nesta quinta-feira. Aos 50 anos, o skatista paulista quebrou um recorde mundial ao descer de uma altura de 65 metros e depois 70 metros na megarrampa construída no fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre.
As marcas foram atingidas na terceira e na quarta descida de Mineirinho na rampa gigantesca — nas duas primeiras, ele desceu de alturas de 55 metros e 60 metros, progressivamente. O último "drop" (descida, no jargão dos skatistas) aumentou o recorde que já tinha sido estabelecido nos 65 metros.
Agora vou ser sincero, cheguei em um limite, vou parar por aqui. Já foi bom demais, tem muitas coisas que se impõe nesse cenário, a rampa que nunca existiu antes, uma mistura de muita velocidade, muita força G, condição climática, muito vento, quase parei lá em cima porque estava ventando demais. Acho que fui o bastante já, estou satisfeitíssimo. Provou que a gente consegue se superar a hora que a gente quiser. Nunca esperava que fosse dropar uma rampa de 70 metros, mais de 70 metros. Estou feliz, obrigado mãe e pai que devem estar com o coração na mão (chora), me preparei para isso. Tudo o que fiz foi muito pior que isso, por isso estava muito seguro. Temos que saber a hora de parar, quebramos recordes. Qualquer vacilo chega a ser risco de morte, vamos preservar nossa vida
O recorde de maior drop já pertencia a Mineirinho e foi obtido durante os preparativos para o evento na capital gaúcha, no início do mês. No dia 7 de setembro, o skatistas atingiu a altura de 64 metros na maior descida. O evento, porém, não foi considerado oficial.
Representantes do Guinness World Records estão em Porto Alegre para conferir o recorde de Mineirinho. Além da maior altura, o skatista também persegue outra marca: a maior velocidade alcançada em um skate padrão. O número de 94 km/h, atingido na última descida, deve ser confirmado.
A ação promovida pela Red Bull com apoio do Governo do Rio Grande do Sul foi batizada de "Building Drop" e transformou o prédio de 21 andares e 85 metros de altura em uma rampa gigantesca, montada na ala norte do edifício icônico da capital gaúcha.
O próprio formato do prédio lembra uma rampa de skate, o que desde sempre alimentou a imaginação de skatistas e não-skatistas na capital gaúcha. A edificação inaugurada em 1987 abriga secretarias do governo do Estado, de órgãos públicos e até de uma orquestra.