STJD rejeita pedido de 17 clubes e só Flamengo jogará com torcida

A divulgação do documento aconteceu na noite desta terça-feira (14).

torcida | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os jogos do Flamengo voltarão a ter público em competições nacionais. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), Otávio Noronha, negou o pedido de intervenção de 17 clubes da Série A, que pretendiam derrubar a liminar que permitia o retorno da torcida do Rubro-Negro em jogos de competições brasileiras. A divulgação do documento aconteceu na noite desta terça-feira (14).

Em sua decisão, o presidente do STJD interpretou que os 17 clubes da Série A podem atuar como terceiros interessados na Medida Inominada do Flamengo para atuar com torcida.

No documento, Otávio Noronha afirma que os estados (e não o STJD) devem estabelecer a presença de torcedores em jogos quando trata-se de assuntos voltados à pandemia de Covid-19.

STJD rejeita pedido de 17 clubes e só Flamengo jogará com torcida- Foto: Divulgação/Flamengo

"Com efeito, a atuação da entidade de administração do desporto em suas deliberações acerca de medidas relacionadas ao combate à Pandemia COVID-19, deve ser pautada e limitada à luz das regras basilares do Estado Democrático de Direito e de fundamentos Republicanos do nosso sistema jurídico-constitucional. Não cabe em princípio, à Entidade de Administração do Desporto, se imiscuir e negar vigência à execução do conjunto de medidas adotadas pelo Estado, para a retomada gradual das atividades – inclusive com reflexos na economia – por lhe faltar, além de competência, o adequado respaldo técnico e a legitimidade atribuída aos governantes democraticamente eleitos" - diz um trecho do documento.

O presidente do STJD afirmou que cabe aos clubes lutarem no tribunal também pela permissão de disputarem partidas com público. Atlético-MG e Cruzeiro são outros clubes que buscaram o mesmo direito. 

"As Agremiações que se habilitaram como Terceiras Interessadas e rogam reconsideração, podem em querendo, igualmente vindicar a este Tribunal, como já o fizeram não somente o Flamengo, mas também o Clube Atlético Mineiro, o Cruzeiro, o Boa Esporte Clube, o União Esporte Clube, o Goiás, o Vila Nova e o Confiança, idêntica prestação jurisdicional".

A decisão do STJD acontece após 17 clubes da Série A terem se mobilizado para suspender a permissão de público em jogos do Flamengo. Além do Rubro-Negro, o Atlético-MG e o Cuiabá  não assinaram o documento. O Galo tem uma liminar para contar com público em seus jogos, mas vai acompanhar a decisão da maioria. 

O Flamengo se amparou na decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro, que permitiu um "evento-teste" com público em três jogos do Rubro-Negro no Maracanã. O Atlético-MG também obteve a liminar no STJD, mas afirmou que só abrirá o estádio para a torcida se o clube carioca fizer.

Mesmo com a liberação para jogos em algumas cidades, os jogos do Campeonato Brasileiro ainda não tiveram públco em 2021. Os clubes, exceto o Flamengo, pedem isonomia.

Com informações do Lance.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES