Titular da seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17 e destaque das categorias de base do Athletico, o atacante Kayke, de 17 anos, vem chamando a atenção de clubes europeus. O Brasil enfrenta o Marrocos nesta sexta-feira, às 12h45, pelas quartas de final do Mundial, em Doha, no Catar.
O jogador tem contrato com o Athletico até junho de 2027 e multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 307,5 milhões). Manchester United (ING), Lyon (FRA) e Zenit (RUS) já fizeram consultas pelo jovem. A informação foi revelada pela repórter Monique Vilela, da Rádio TMC.
Desempenho na Copa do Mundo Sub-17
O camisa 11 foi titular em todas as cinco partidas do Brasil até agora. Ainda não marcou gols, mas já deu uma assistência e iniciou a jogada que terminou em gol contra na vitória por 4 a 0 sobre a Indonésia.
Na segunda fase, converteu sua cobrança nas penalidades contra o Paraguai, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Contra a França, nas oitavas, atuou por cerca de 60 minutos, e o Brasil venceu nos pênaltis após o 1 a 1 persistir até o fim.
Trajetória e formação
Kayke nasceu em 26 de abril de 2008, no Rio de Janeiro. Começou no futebol em um projeto na comunidade César Maia, onde cresceu, até ser captado pelo Athletico aos 13 anos.
Estreia no profissional e características
O atacante estreou profissionalmente em junho de 2024, contra o Criciúma, na Arena da Baixada, pela oitava rodada do Brasileirão 2024. A primeira oportunidade no time principal foi concedida pelo técnico Cuca. Canhoto e atuando pelas beiradas, Kayke tem Neymar e Vinícius Júnior como inspirações. Ele se define como um jogador de habilidade.
Próximo desafio no Mundial Sub-17
A tendência é que Kayke seja mantido como titular pelo técnico Dudu Patetuci contra o Marrocos, em partida que vale vaga na semifinal do Mundial Sub-17. O vencedor enfrentará Portugal ou Suíça no caminho rumo à grande decisão, marcada para o dia 27.