O Vasco entra em campo nesta quinta-feira (7), às 20h (de Brasília), no estádio de São Januário, com um objetivo claro: vencer o CSA para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Após o empate por 0 a 0 no jogo de ida, em Maceió, uma vitória simples basta para garantir a classificação. E a história joga a favor do cruz-maltino.
Segundo levantamento do Gato Mestre, o Vasco tem um aproveitamento de 67,8% quando decide mata-matas em São Januário. Foram 87 decisões realizadas no estádio, entre jogos únicos ou partidas de volta, com 59 classificações a favor do time carioca.
Levantamento das competições
Ao todo, 128 jogos eliminatórios do Vasco foram disputados em São Januário, em diferentes torneios, excetuando os campeonatos estaduais. As competições incluem:
- Copa do Brasil – 83 jogos
- Copa Sul-Americana – 14
- Taça Libertadores – 11
- Campeonato Brasileiro – 6
- Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo – 4
- Copa Mercosul – 3
- Copa Conmebol – 2
- Seletiva da Libertadores – 2
- Torneio Rio-São Paulo – 2
- Supercopa do Brasil – 1
A tradição do estádio como palco decisivo contribui para a confiança da torcida, que mais uma vez deve lotar a Colina Histórica em busca de uma classificação.
Decisões por pênaltis
Apesar do bom desempenho em decisões regulares, o retrospecto do Vasco em disputas por pênaltis em São Januário é mais equilibrado. O clube já enfrentou seis disputas de pênaltis em casa, sendo quatro delas desde 2023 e tem um aproveitamento de 50%: três classificações e três eliminações.
Histórico de pênaltis em São Januário (exceto estaduais):
- 🟢 Vasco 1 (7x6) 1 Operário-PR – Copa do Brasil 2025
- 🟢 Vasco 3 (5x4) 3 Fortaleza – Copa do Brasil 2024
- 🟢 Vasco 3 (4x1) 3 Água Santa – Copa do Brasil 2024
- 🔴 Vasco 0 (5x6) 0 ABC – Copa do Brasil 2023
- 🔴 Vasco 2 (4x5) 2 Sport – Copa do Brasil 2008
- 🔴 Vasco 3 (3x4) 3 Santos – Torneio Rio-São Paulo 1997
O goleiro Léo Jardim tem sido decisivo nas cobranças desde o ano passado, o que pode ser mais um trunfo para o clube carioca em caso de novo empate nesta noite.