O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, vai reencontrar nesta segunda-feira (24) um velho conhecido: Lionel Messi. O confronto entre Palmeiras e Inter Miami, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes, marca não só um duelo decisivo por vaga nas oitavas, como também revive a lembrança de um embate entre os dois dentro de campo.
Há 16 anos, Abel, então lateral-direito do Sporting, enfrentou Messi na Liga dos Campeões da Europa. O jogo foi disputado no Camp Nou, em 16 de setembro de 2008. Na ocasião, o Barcelona, comandado por Pep Guardiola, venceu por 3 a 1 com Messi formando o ataque ao lado de Henry e Eto’o.
“Joguei contra ele como jogador, agora sou treinador e ele ainda continua jogando. É um motivo de orgulho e gratidão poder enfrentá-lo novamente, agora em outra função”, relembrou Abel.
Adversário de respeito
Hoje aos 37 anos, Messi é o principal nome do Inter Miami. Apesar da idade, o argentino segue sendo peça-chave em campo e preocupação constante para os adversários. Abel reconhece o talento do camisa 10, mas reforça que o Palmeiras precisa manter o foco coletivo para neutralizar os pontos fortes do rival.
“Ele vai ter que ser marcado não por um, mas por quatro ou cinco jogadores que estiverem mais próximos. Acredito muito no jogo coletivo. Vamos procurar bloquear as forças do nosso adversário”, destacou o treinador.
Além de Messi, Abel também citou o perigo representado por Suárez, outro veterano conhecido do futebol sul-americano. Um empate garante o Palmeiras na próxima fase como líder do Grupo A.