O ônibus que transportava trabalhadores rurais e se envolveu em um acidente na BR-153, em São Paulo, não possuía autorização para realizar transporte interestadual, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente deixou oito mortos e 43 feridos.
De acordo com a corporação, o veículo havia saído de Centro Novo do Maranhão com destino ao interior paulista. No entanto, o fretamento interestadual não constava na autorização registrada junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a PRF, o ônibus tinha permissão apenas para circular dentro do estado do Maranhão.
A ANTT ainda não detalhou se o veículo possuía algum tipo de autorização parcial ou se operava de forma totalmente irregular.
Acidente
Ainda conforme a PRF, o acidente ocorreu após o estouro de um dos pneus. O motorista perdeu o controle da direção, o ônibus saiu da pista e, em seguida, tombou.
Inicialmente, foram contabilizados 45 feridos. Duas das vítimas resgatadas com vida morreram após dar entrada em unidades de saúde, elevando de seis para oito o número de mortos.
Atendimento às vítimas
Dos 45 feridos, 26 foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 12 pelo policiamento da área, seis pelo Corpo de Bombeiros e um pela ambulância da concessionária responsável pelo trecho.
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde em Marília:
- 11 pessoas para o Hospital das Clínicas (HC);
- 8 para a Santa Casa;
- 11 para a UPA Norte;
- 10 para a UPA Sul;
- 3 para o Hospital da Unimar;
- 2 para o Hospital Materno-Infantil.
O total de feridos chegou a 45, sendo que dois não resistiram após o atendimento hospitalar.
Investigação
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que a Polícia Civil de São Paulo atua na identificação das vítimas e dos demais envolvidos no acidente. A empresa responsável pelo ônibus já foi identificada e será investigada.
A perícia técnica foi acionada, e o caso será registrado na Delegacia Seccional de Marília.