SEÇÕES

Prefeito Júnior Garimpeiro é preso com carga de ouro ilegal no Maranhão

Segundo a Polícia Militar, o prefeito tem passagens criminais anteriores por usurpação de bens da União, por extração irregular de minérios

Joedson Almeida dos Santos | Foto: Reprodução/g1
Siga-nos no

O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Joedson Almeida dos Santos, o “Júnior Garimpeiro (PSDB)”, de 42 anos, foi preso em flagrante com mais três pessoas transportando sacos com minério e resquícios de ouro em Confresa (MT)

HISTÓRICO DE CRIMES

“Júnior Garimpeiro” está em seu segundo mandato como prefeito de Centro Novo do Maranhão, e já havia sido preso em 2021 por envolvimento com garimpo ilegal e crimes ambientais.

Segundo a Polícia Militar, o prefeito tem passagens criminais anteriores por usurpação de bens da União, por extração irregular de minérios.

Prefeito é preso com minério no Maranhão | FOTO: PM

PRESO COM MINÉRIO

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram abordados por uma equipe de fiscalização da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Os suspeitos deram versões contraditórias sobre a viagem. 

Durante as buscas, os policiais também verificaram que o interior dos pneus da caminhonete era usado com frequência para esconder materiais ilícitos. Entre o material apreendido estavam cinco peças de ouro puro, pesando cerca de dez gramas.

Entre os objetos apreendidos estavam diversas notas fiscais de combustível, lonas plásticas, uma apostila e uma agenda com anotações e termos em idioma indígena, além de um GPS de alta precisão.

Dois dos ocupantes afirmaram trabalhar em uma área de garimpo, e um deles disse ser indígena. A informação levantou suspeita de possível exploração mineral em território indígena, o que passará a ser investigado pela polícia.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também