Aproximadamente 250 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro para as cerimônias fúnebres do Papa Francisco, neste sábado (26), segundo autoridades do Vaticano. O evento contou com a presença de chefes de Estado de todo o mundo.
Devido ao grande número de fiéis, as autoridades limitaram o acesso ao local, fazendo com que muitos acompanhassem a cerimônia detrás de barreiras. Além disso, um corredor de segurança foi estabelecido na Praça Pio XII, na divisa com o Vaticano.
O último funeral que teve um público com grandes proporções foi o Papa João Paulo II em 2005, com aproximadamente 300 mil presentes.
SOBRE O PAPA
Nascido Jorge Mario Bergoglio, a autoridade tornou-se pontífice em março de 2013, marcando a história como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica.
Papa Francisco faleceu aos 88 anos, após complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e falência cardíaca.
Funeral
No sábado (26), com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias, a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro. Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), que são os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro.
Fonte: CNN