283 notificações de despejo de lixo em local indevido em Teresina

Desde a implantação do programa Lixo Zero

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das propostas do programa Lixo Zero é acabar com lixões em terrenos baldios espalhados em Teresina. Desde a sua implantação, em 2014, já foram realizadas 283 notificações por despejo de lixo em local indevido e 27 apreensões de carroças. Além disso, foram registradas 218 infrações, 175 infrações que atingem o meio ambiente e 146 infrações de trânsito. A zona campeã de autuações é a Leste. Dos 101 pontos de lixões contabilizados na capital, só nas zonas Norte e Leste, 36 já foram erradicados.

Segundo Kleyton Medrada, coordenador do programa Lixo Zero, as ações de educação para a população e aos carroceiros têm dado certo, onde as atividades de implantação de Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRR) já estão funcionando.

“O trabalho nem sempre é fácil, por isso a Prefeitura de Teresina tem autuado os sujões em toda a cidade. Com as ações na zona Norte e Leste conseguimos reduzir 36 lixões e o nosso objetivo é eliminar todos esses pontos e conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo”, explica.

Na zona Sudeste, a implantação dos PRRs inciou na última terça-feira (28), tendo como alvo o cruzamento das avenidas 1 e 23, do Loteamento Manoel Evangelista, no Bairro Novo Horizonte, por ser o maior ponto de concentração de lixo na região, já que eram recolhidos cerca de 300 toneladas de resíduos por mês só nesse ponto Os contêineres que medem 40m³ cada, permitem o depósito de resíduos de construção e demolição, de podas de árvores e de capina e varrição, além de móveis usados. Já o depósito de lixo doméstico, animais mortos, lixo hospitalar, lixo industrial e aparelhos eletrônicos deve ter outro tipo de destinação.

Robespierre Leite, técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), explica que para cada tipo de lixo possui o recolhimento específico. “Esses itens, como animais mortos, pilhas, baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos e lixo doméstico, hospitalar e industrial serão proibidos. Porque são bem específicos e há coleta adequada para todos eles”, reforça Robespierre Leite.

A proposta é que sejam instalados mais três contêineres na zona Sudeste, onde já estão agendadas as instalações de outros três PRRs: um na Avenida Noé Mendes, no Bairro Parque Itararé, no 31 de julho; outro no cruzamento das Ruas 30 com Alexandre Gomes Chaves, no Bairro Dirceu I, previsto para o dia 04 de agosto;e o terceiro, que deve ser instalado no dia 08 de agosto e vai ficar na Rua 2 do Parque do Sol, próximo à linha do metrô no Bairro Renascença.

Com esses novos, serão 19 Pontos de Recebimentos de Resíduos em toda a capital, até o momento já foram instalados 16 contêineres. A região Centro-Norte, que foi a primeira região contemplada, conta com seis contêineres; a zona leste, com cinco; e a sul, com quatro.

Carroceiros têm dificuldades para despejo

A equipe do Jornal Meio Norte esteve presente no Loteamento Manuel Evangelista para conferir o uso do contêiner por carroceiros. E no momento Raimundo Cardoso, que chegou com sua carroça, tentava despejar o lixo e teve que ser ajudado por garis da Prefeitura, para poder depositar o lixo no contêiner.

“Fica melhor com esse espaço para colocar o lixo. Mas o difícil é fazer o animal subir aqui (contêiner). O ideal é colocarem uma rampa, para que ele possa subir, pelo menos, entrar um pouco e a gente fazer o despejo dentro do depósito”, sugere o carroceiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES