8 municípios vão receber caravana que vai explorar o patrimônio do PI

O ecoaventureiro Alcide Filho iniciou o trajeto junto com o desembargador.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Expedição Serra das Águas Coloniais que acontece nos dias 24 e 25 de Maio, tem como objetivo de explorar o patrimônio cultural, natural e histórico do Piauí. A expedição vai visitar oito municípios do Norte do Estado e terá cobertura completa da Rede Meio Norte. As cidades visitadas serão: José de Freitas, Batalha, Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II.

O ecoaventureiro Alcide Filho iniciou o trajeto junto com o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão que destacou a importância da expedição. Um dos focos a serem impulsionados é o Ecoturismo, suas repercussões empreendedoras, ações de preservação e a prática da Educação Patrimonial, incluindo um maior reconhecimento e cadastro das potencialidades naturais.

“Nós conhecemos muito pouco, não só o Piauí mas o Brasil de uma maneira geral, então essa expedição que acontece já tem várias edições pretende agora desbravar o Norte do Estado. Vamos conhecer casarões coloniais, igrejas coloniais, as cachoeiras também que estão quase abandonadas merecendo uma proteção ambiental para que a gente faça arranjos, seja arranjos produtivos para gerarem oportunidades, empregos, negócios e proteção ao meio ambiente e também ao patrimônio histórico cultural”, declarou o desembargador.

Ainda segundo ele, o cenário do Piauí é de conquistas. “As serras do Piauí foram descritas em 1697 como limitando-se até as terras da Espanha, então esse cenário de guerra que houve aqui no Piauí faz dessa terra uma terra de conquistas, de povo heróico e é necessário que a gente retome esses tesouros da glória para que a gente se fortaleça e possa planejar um futuro mais próspero para o Piauí”, disse. 

Toda expedição tem a cobertura especial e exclusiva das mídias que integram o Grupo Meio Norte de Comunicação, que é  o maior do Estado do Piauí e tem o cross mídia mais forte da região. Através das rádios, jornal,  TV e portal, leva o conteúdo para mais de quatro milhões de pessoas do Meio-Norte do Brasil.  O GMNC é o único meio capaz de proporcionar uma comunicação por inteiro.

Destaques de visitas: Casarão da Fazenda Ininga, local de nascimento do Engenheiro Antônio Sampaio (Fábrica de Campinas), em José de Freitas; Cachoeira do Xixá, em Batalha; Igreja de Frecheiras, em Cocal da Estação; Cachoeiras do Pirangi, em Cocal; Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves; Igreja do Carmo de Piracuruca / Museu de Piracuruca; Centro de Cultura de Piripiri; Memorial Milton Brandão, Pedro II; Serra dos Matões/Morro do Gritador, Pedro II; Ateliê de Opala Juscelino, Pedro II e Parque Nacional de Sete Cidades, Piracuruca/Brasileira/Piripiri. 

Veja:

Atualização às 14h38

A Expedição Serra das Águas Coloniais chega a Batalha, município localizado há 165 km da capital, Teresina. Neste trecho da jornada, o ecoaventureiro Alcide Filho e seus companheiros desbravam as ricas cachoeiras da região. Diante do espetáculo das águas, a comunidade trouxe demandas importantes.

“A expedição Serra das Águas Coloniais prossegue e marcou presença no município de Batalha, onde conhecemos a Cachoeira do Xixá e ouvimos autoridades, políticos e artistas que pedem a recuperação da estrutura da passarela da Cachoeira do Urubu. A sustentação das vigas e do concreto está preservada, mas o piso de tábuas e madeira precisa de recuperação imediata. A passarela teve que ser interditada por questões de segurança”, conta Alcide Filho.

Autoridades marcaram presença na expedição. “A presença de políticos, como o deputado estadual Átila Lira, além do desembargador Carlos Augusto Brandão e representantes de diversos órgãos, inclusive federais, como o Ministério do Turismo, ouviram atentamente as demandas. Isso que faz a Caravana e a Expedição Pense Piauí, buscando soluções”, acrescenta o ecoaventureiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES