O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 vai até 30 de maio. Até agora, 17,96 milhões de contribuintes concluíram o processo, de um total esperado de 46,2 milhões. Quase metade optou pela declaração pré-preenchida, que, assim como a escolha da restituição via Pix, garante prioridade no reembolso.
A recomendação dos especialistas é a de cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal. Ou seja, é melhor entregar incompleta e fazer as correções necessárias posteriormente.
Quem perder o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda pode receber multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. Além disso, o CPF pode ser considerado irregular e o contribuinte pode ter o nome negativado.
A Receita prioriza a data de envio das declarações no pagamento das restituições, além de seguir uma ordem de prioridade para alguns grupos específicos, que recebem antes dos demais. Quem entrega mais cedo recebe primeiro, mas erros ou omissões podem fazer o contribuinte ir para o fim da fila.
Quando vou receber a restituição?
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 começam em 30 de maio, que é, também, o último dia para entrega da declaração. Veja o calendário completo:
- 1º LOTE: 30 de maio;
- 2º LOTE: 30 de junho;
- 3º LOTE: 31 de julho;
- 4º LOTE: 20 de agosto;
- 5º LOTE: 30 de setembro.