Acima da cota de alerta: Águas do Guaíba avançam e voltam a invadir Porto Alegre

Nível do lago está em 3,48 metros, conforme medição realizada às 10h deste sábado, na Usina do Gasômetro.

Água do Guaíba avança sobre a região da Orla | Foto: Fernando Oliveira/Arquivo Pessoal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As águas do Guaíba avançaram novamente e invadiram a orla e as calçadas das ruas de Porto Alegre neste sábado (29). Em alguns trechos, é possível ver a formação de ondas. Na região da Orla, a água alcançou as quadras esportivas e a pista de skate. Há também registros de alagamentos nos bairros Ipanema, Guarujá e Espírito Santo, na Zona Sul da capital. 

Conforme a medição realizada às 10h na Usina do Gasômetro, o nível do lago está em 3,48 metros. Esse patamar está acima da cota de alerta, que é de 3,15 metros, e a 12 centímetros do nível de inundação, que é de 3,60 metros.

Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, a previsão é que os níveis do Guaíba permaneçam acima da cota de alerta nos próximos dias, com tendência de queda para abaixo de 3,15 metros ao longo da próxima semana.

PREVISÃO DO TEMPO

Uma onda de frio despencou as temperaturas na região Sul do país, na sexta-feira (28), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia. Estão previstas fortes geadas e temperaturas negativas devido à passagem de uma frente fria, neste sábado (29), que vai se refletir ao menos até o início da próxima semana.

Os estados mais afetados serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná. Conforme o Inmet, durante a passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva neste sábado.

ALERTAS METEOROLÓGICOS

Em nota, a Defesa Civil informou que, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos.

Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada e o número passa a receber informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo WhatsApp. É necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". A partir daí, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para receber mensagens encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES