Adiado, nova data do 'Enem dos Concursos' deve ser no segundo semestre do ano

O adiamento implicará um custo adicional de cerca de R$ 50 milhões para a elaboração de novas provas e outros gastos associados à organização

Avalie a matéria:
Inundações no RS atrasa CNU | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo Lula (PT) anunciou, na última nesta sexta-feira (3), o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), inicialmente marcadas para o próximo domingo. A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, causando danos significativos em mais de 100 municípios. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável pela organização do concurso, e o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, comunicaram a decisão. A previsão é que as provas sejam realizadas no segundo semestre, provavelmente em agosto.

DECISÃO MINISTERIAL: O adiamento, inicialmente antecipado pela colunista do Globo Vera Magalhães, foi decidido em uma reunião entre ministros do governo. Além de Dweck e Pimenta, participou também o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União. A ministra afirmou que será divulgada uma nova data assim que as questões logísticas forem resolvidas. Serão publicadas novas versões dos editais com a nova data e detalhes sobre a realização das provas.

CUSTO ADICIONAL: A logística para o concurso, com 3,6 mil locais de aplicação e 65 mil salas, foi afetada pelas chuvas no Sul do país. O adiamento implicará um custo adicional de cerca de R$ 50 milhões para a elaboração de novas provas e outros gastos associados à organização. As provas já estavam sendo distribuídas e agora serão recolhidas para armazenamento em local seguro, monitorado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

NÚMEROS ATUALIZADOS: No Rio Grande do Sul, o número de mortos pelas chuvas subiu para 83, segundo a Defesa Civil, e o governador Eduardo Leite (PSDB) declarou estado de calamidade pública. A situação levou o governo a suspender o concurso em todo o país para evitar prejuízos aos candidatos e problemas judiciais. A expectativa é de que o adiamento proporcione mais segurança para a realização das provas, garantindo igualdade de condições a todos os inscritos.

Para mais ionformações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES