Na segunda-feira (19), um adolescente de apenas 15 anos veio a óbito após sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizava o celular na tomada.
O caso, que aconteceu em Augusto Corrêa (PA), acendeu uma série de preparações nas redes sociais.
O QUE HOUVE?
Beatriz Diniz sofreu o acidente na noite de quinta-feira (15) em uma comunidade na zona rural do município em que vivia com a família.
Na ocasião, a menina estava utilizando o celular na tomada quando sofreu uma descarga elétrica, de acordo com relatos de familiares. A jovem acabou ficando com queimaduras gravíssimas e logo foi socorrida pela família e vizinho.
A adolescente foi levada ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, na cidade de Ananindeua. Ela teve que passar por uma cirurgia e acabou ficando internada na UTI.
Depois de quatros dias de internação, Beatriz não resistiu aos ferimentos e faleceu. No entanto, ainda não foi constatado o que pode ter provocado a descarga elétrica.
CUIDADO NECESSÁRIOS
Não é incomum ver tanto jovens quanto adultos utilizando o celular ligado à tomada. Apesar de parecer inofensivo, a prática pode representar um sério risco. É o que explica o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel)
"Enquanto está na tomada, o carregador está consumindo energia e se ele fica muito tempo pode gerar um aquecimento fora do normal, causando um curto-circuito interno e consequentemente um incêndio", disse.
O QUE FAZER?
Alguns cuidado são essenciais para evitar o risco de acidentes que podem custar uma vida:
- Não utilizar o aparelho carregando quando possível
- Não deixar o celular carregando em lugares quentes ou abafados
- Evitar carregadores falsificados
- Se atentar a fios ou cabos danificados