Aeronáutica estende prazo para entrega de propostas de venda de caças

A licitação para a compra de 36 caças é uma operação avaliada em US$ 7 bilhões

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Aeronáutica estendeu o prazo para entrega das propostas de venda de caças para o Brasil. O prazo, que venceria hoje, foi prorrogado para 2 de outubro. Em nota, a Aeronáutica informa que a mudança foi feita a pedido das empresas que participam da licitação: a americana Boeing, a francesa Daussault e a sueca Saab.

O governo brasileiro já manifestou preferência pelos caças franceses Rafale, produzidos pela Dassault. Também estão na disputa o F-18 da Boeing e o Gripen, da Saab. A licitação para a compra de 36 caças é uma operação avaliada em US$ 7 bilhões. A Dassault já entregou ao governo brasileiro a oferta final para a venda de caças, anunciaram fontes da empresa.

Na nota, a Aeronáutica diz que o novo prazo foi dado para que as empresas concorrentes possam apresentar "possíveis melhorias em suas ofertas para o processo de seleção dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira". Na semana passada, o ministro Nelson Jobim (Defesa) já havia admitido que o prazo para a entrega das propostas de aviões caças poderia ser prorrogado.

Jobim ironizou a proposta sueca, que ofereceu ao Brasil dois caças pelo preço de um. "Isso aí é aquilo... Vendas casadas? Você compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná." O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também ironizou a disputa entre os países pelos caças e disse que daqui a pouco o país conseguiria os caças "de graça". Ao anunciar, no último Sete de Setembro, o início de negociações com a França, Lula citou o compromisso de transferência de tecnologia.

A embaixada americana rebateu Lula e divulgou nota se comprometendo a transferir tecnologia ao país para fechar o contrato com os caças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES