Águas de Teresina anuncia três grandes obras

A implementação de duas novas adutoras que vão produzir água o suficiente de forma regular para a população e a ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Norte são obras previstas para iniciar este mês

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um grande marco para atingir a universalização da distribuição e tratamento de água na capital foi instaurado. A Águas de Teresina dará início ainda no mês de julho à implementação de duas novas adutoras que vão produzir água o suficiente de forma regular para a população. A concessionária também ampliará a Estação de Tratamento de Água – ETA Norte.

Adutora Meio Norte

“Essas três obras vão possibilitar, de forma integrada, a diminuição da dependência da ETA Sul. A gente vai ter um incremento de produção na ETA Codipi e essa água vai escoar para a zona Leste, no final das contas pela adutora Meio Norte e a adutora Centro Leste que também vai reforçar a região do Ininga, do Horto Florestal, Noivos e automaticamente, essa água  também vai ficar mais disponível para outras áreas da cidade”, disse Cassiano Costa, gerente de Engenharia da Águas de Teresina. 

São mais de R$ 21,6 milhões investidos no trabalho que irá beneficiar cerca de 170 mil teresinenses. O início dessas obras começa com a  Adutora Meio Norte, que começou na quarta-feira (17). Ela sairá do Parque Brasil, na Zona Norte de Teresina até a região da Grande Pedra Mole, no extremo Leste da capital. A tubulação compreende 400 milímetros de diâmetro; 10 km de extensão com capacidade de vazão de 100 litros por segundo. A duração prevista é de seis meses.

A outra obra que vai contribuir para a distribuição da água tratada é a adutora Centro Leste, que terá 3,6 km de extensão e capacidade de vazão de 240 litros por segundo. Parte dessa adutora, que possuirá 600 milímetros de diâmetro, fará a travessia na Ponte Juscelino Kubitschek, que liga as avenidas Frei Serafim e João XXIII. Ela vai beneficiar moradores dos bairros Fátima, Ininga, Noivos, Jockey, São Cristóvão, Horto e Planalto, o equivalente a mais de 69 mil teresinenses.

Adutora Centro Leste

A terceira obra é a ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Norte, que possibilitará o aumento da capacidade de produção. A unidade ganhará dois novos módulos para os processos de floculação e decantação. A obra será executada com a ETA Norte em funcionamento e tem previsão de início para 5 de agosto.

Até o ano de 2020 o abastecimento de água ser´universalizado na área urbana de Teresina. “O objetivo não está só no presente, mas também tem uma projeção futura, sempre  a regularização e a continuidade da distribuição de água, com duas grandes adutoras, redes de grande proporção, uma na região Norte e Centro para o Leste”, disse Diego Dal Magro, diretor-executivo da Águas de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES