Aluno da UnB é detido após filmar jovens usando banheiro feminino

Uma das vítimas denunciou o caso aos funcionários da limpeza e aos seguranças

| Raquel Morais/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um aluno da Universidade de Brasília (UnB) foi detido, na última quinta-feira (21), após ser flagrado filmando universitárias enquanto elas usavam o banheiro feminino de um dos prédios da instituição – o pavilhão João Calmon.

Uma das jovens percebeu que o homem, de 20 anos, a estava gravando por meio de uma brecha na divisão dos boxes do sanitário. Ela denunciou o caso aos funcionários da limpeza que estavam próximos ao prédio e aos seguranças do campus Darcy Ribeiro. Os servidores conseguiram imobilizar o suspeito e chamaram a polícia.

A vítima e o estudante foram encaminhados para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). No celular do suspeito, os agentes encontraram vídeos de outras mulheres.

Segundo a ocorrência, o aparelho foi apreendido e será periciado. O aluno assinou um termo de declaração e responderá ao processo em liberdade.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi tipificado como assédio sexual – previsto no Art. 216-B do Código Penal. A legislação trata especificamente do registro não autorizado da intimidade sexual por foto, vídeo ou "qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes”. A pena prevista é de 6 meses a 1 ano de detenção e multa.

Em nota, a reitoria da UnB informou nesta segunda-feira (25) que "está reunindo informações sobre a ocorrência e avalia quais são as medidas cabíveis, tanto do ponto de vista educativo quanto disciplinar".

A instituição confirmou que o rapaz responsável pelas filmagens estuda na universidade. De acordo com a UnB, o atendimento do caso “seguiu protocolos de acolhimento a mulheres vítimas de violência”.

No comunicado, a UnB disse ainda que repudia qualquer “tipo de violência contra a mulher, um desafio que extrapola os limites dos campi da instituição e perpassa toda sociedade”.

A universidade citou ainda que estratégias estão sendo adotadas para melhorar a segurança dos estudantes, como a instalação de 350 câmeras de videomonitoramento.

Alerta do DCE

Depois de tomar conhecimento da situação, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB divulgou, na sexta-feira (22), um alerta em sua página no Facebook.

No aviso, o DCE escreveu sobre a prisão em flagrante do aluno e pediu para que mulheres que sofram assédio na universidade entrem em contato com o diretório.

"Pedimos que todas e todos os estudantes tomem cuidado com banheiros e ambientes menos frequentados da Universidade."

Relatos nas redes sociais

Na publicação feita pelo DCE, a vítima relatou a agressão sofrida. A postagem da jovem incentivou outras mulheres – que também foram filmadas pelo aluno – a contarem seus casos.

Até a noite desta segunda, o comunicado do DCE no Facebook acumulava quase 220 comentários e 256 compartilhamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES