Alunos da UnB são alvo de ataques homofóbicos em protesto

A Polícia Civil do Distrito Federal vai investigar as ofensas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Distrito Federal vai investigar as ofensas, algumas delas de caráter homofóbico, feitas contra alunos da Universidade de Brasília por um grupo que se dizia contrário à paralização da universidade e da política de cotas. O caso ocorreu no campus da UnB no Plano Piloto, durante uma manifestação da extrema-direita. Segundo o Metrópole, um pequeno grupo se concentrou no Instituto Central de Ciências (ICC), onde atacou estudantes com discursos de teor homofóbico e racista.

Os universitários ainda foram acusados de serem “vagabundos” e de “gastarem dinheiro público”. Bombas chegaram a ser estouradas no campus.

Um vídeo foi divulgado pela Mídia Ninja. Em determinado momento uma das manifestantes afirma a um aluno: "Eu sou empresária, pago imposto carissímo pra manter esse parasita. Gay, safado, parasita".

O prefeito do câmpus, professor Marco Aurélio de Oliveira, disse que recebeu relatos de que, durante o protesto, alunos que passavam perto dos manifestantes eram agredidos verbalmente, principalmente com frases racistas.

“Sabemos que a ação foi muita rápida. As informações ainda são muito desencontradas. Na segunda-feira (20/6), vamos intensificar a busca de depoimentos de alunos e funcionários que estavam de plantão”.

De acordo com o vídeo da Mídia Ninja e o site Metrópole, os manifestantes estavam com bandeiras do Brasil e entoavam cantos de apoio ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

O movimento estudantil Reação Universitária emitiu uma nota de repúdio às agressões em seu Facebook. No texto, eles reprovam a manifestação e a caracterizam como “intolerável de abuso e truculência, que vem se somar ao recente histórico de agressões a que assistiu a universidade nos últimos dias”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES