Anvisa aprova venda em farmácias de remédio da Pfizer para tratar Covid

Ele age na redução da atividade da enzima 3LC, associada a replicação viral do Sars-CoV-2.

Avalie a matéria:
Anvisa aprova venda em farmácias de remédio da Pfizer para tratar Covid | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RAQUEL LOPES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta segunda-feira (21), a venda do medicamento Paxlovid para farmácias e hospitais particulares do país. O medicamento, produzido pela Pfizer, já é incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O Paxlovid teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em março deste ano. Ele é indicado para adultos que não se encontram sob uso de oxigenação, mas que correm o risco de evoluir para quadros graves de Covid-19. O remédio é composto de dois antivirais: nirmatrelvir e ritonavir. Ele age na redução da atividade da enzima 3LC, associada a replicação viral do Sars-CoV-2. O resultado é o controle da replicação do vírus nas células humanas.

Anvisa aprova venda em farmácias de remédio da Pfizer para tratar Covid (Foto: golibtolibov)Segundo a Anvisa, a medida considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da ômicron e o aumento de casos da doença no país.

"O medicamento deve ser dispensado exclusivamente pelo farmacêutico, devendo ser orientado ao usuário que o medicamento é de uso individual e exclusivo ao paciente que passou por avaliação médica e que recebeu a prescrição", disse a agência, em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES