Anvisa decide nesta sexta se mantém venda de cigarros eletrônicos proibida

Segundo informações, a agência deve manter a proibição dos vapes e reforçar medidas de fiscalização, incluindo no comércio on-line

Avalie a matéria:
Neblina tóxica | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta-feira (19) para discutir a continuidade da proibição sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos, também chamados de vapes, no Brasil. Esses dispositivos estão proibidos desde 2009, mas são encontrados com facilidade em comércios populares ou on-line, o que preocupa autoridades pela crescente adoção entre jovens, com sérias implicações à saúde.

FORMA DE COMBATE: Segundo informações divulgadas pelo g1, a Anvisa deve manter a proibição dos vapes e reforçar medidas de fiscalização, incluindo no comércio on-line. A agência também avalia a realização de campanhas educativas para conscientizar sobre os riscos à saúde. Uma consulta pública realizada pela agência mostrou que a maioria dos profissionais de saúde é contra a liberação dos cigarros eletrônicos.

CONTRA-PONTO: Enquanto isso, a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) defende a regulamentação dos vapes, argumentando que a proibição atual não funciona, já que os produtos continuam sendo comercializados de forma ilegal. A Abifumo enfatiza a necessidade de estabelecer regras claras para a comercialização e prevenção do consumo por menores de idade.

CONCENTRAÇÃO DE NICOTINA: A presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Margareth Dalcolmo, espera que a Anvisa mantenha a norma vigente. Ela destaca que as evidências científicas mostram que não há benefício na troca do cigarro comum pelo eletrônico e que ambos são prejudiciais à saúde. Especialistas alertam que a concentração de nicotina nos vapes é elevada, tornando-os ainda mais viciantes para adolescentes.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES