SEÇÕES

Ao lado do presidente da FNNIC, Andre Baia posa com Lula em evento do novo modelo do crédito imobiliário

Mudanças anunciadas pelo Governo Federal busca expandir o crédito imobiliário, impulsionando a construção civil e a geração de empregos no setor

Ao lado do presidente da FNNIC, Andre Baia posa com Lula em evento do novo modelo do crédito imobiliário | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A diretoria do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) participou, na última semana, em São Paulo, da solenidade do Governo Federal para o anúncio do novo modelo de crédito imobiliário para ampliar a oferta e o acesso ao crédito habitacional.

O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, e o diretor André Baía, posaram ao lado do presidente Lula e do ministro das Cidades, Jader Filho.

Diretoria da FNNIC em foto com o presidente Lula e o ministro Jader Filho

NOVO CREDITO IMOBILIÁRIO

A medida anunciada pelo governo reformula o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e moderniza as regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que atende a classe média. O objetivo é expandir o crédito imobiliário, impulsionando a construção civil e a geração de empregos no setor.

Solenidade de anúncio do novo modelo de crédito imobiliário. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A principal mudança é a elevação gradual para que 100% dos recursos da poupança possam ser usados em crédito imobiliário, superando o limite anterior de 65%. Além disso, o valor máximo dos imóveis financiados pelo SFH foi aumentado de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões.

Com o novo modelo, os bancos que atingirem o direcionamento total (100%) poderão usar uma quantia equivalente da poupança, de custo mais baixo, em aplicações livres temporárias. Para se qualificar, 80% dos financiamentos habitacionais deverão respeitar as regras do SFH, que limitam os juros a 12% ao ano.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também