SEÇÕES

Ao menos 8 capitais devem registrar recordes de baixas temperaturas

De acordo com os meteorologistas, o ápice do frio deve ocorrer entre a madrugada de sexta-feira (30)

Frente fria mais intensa de 2025 chega ao Brasil e derruba as temperaturas | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A chegada de uma frente fria considerada a mais intensa de 2025 até o momento deve provocar queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do país. Ao menos oito capitais brasileiras têm previsão de registrar, nos próximos dias, as menores temperaturas do ano. Com informações do Climatempo.

As cidades que devem alcançar novos recordes de frio são:

    •    Porto Alegre: entre 7°C e 9°C (recorde atual: 9,2°C)

    •    Florianópolis: entre 9°C e 11°C (recorde atual: 12,4°C)

    •    Curitiba: entre 2°C e 4°C (recorde atual: 9,5°C)

    •    São Paulo: entre 8°C e 10°C (recorde atual: 13,3°C)

    •    Campo Grande: entre 4°C e 6°C (recorde atual: 13,8°C)

    •    Cuiabá: entre 11°C e 13°C (recorde atual: 19,0°C)

    •    Rio Branco: entre 14°C e 16°C (recorde atual: 20,4°C)

    •    Porto Velho: entre 18°C e 20°C (recorde atual: 23,0°C)

Em capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, o avanço da massa de ar polar deve ser mais brando, e a chance de novos recordes de temperatura mínima é considerada baixa.

De acordo com os meteorologistas, o ápice do frio deve ocorrer entre a madrugada de sexta-feira (30) e a manhã de sábado (31), período em que são esperadas as temperaturas mais baixas.

Frente fria avança pelo país

O sistema começou a se deslocar pelo Sul do Brasil na terça-feira (27) e deve atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir de quarta-feira (28). A entrada do ar polar provoca uma queda brusca nas temperaturas, inicialmente no Sul e, em seguida, em partes de Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (29), a onda de frio deve alcançar também São Paulo, sul e oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas. Nestes locais do Norte do país, o fenômeno é conhecido como friagem — queda acentuada da temperatura provocada por ar de origem polar.

Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a tendência é de frio intenso, porém dentro do padrão esperado para a estação:

“É um frio de verdade, mas não deve ser nada tão extremo ou histórico. Ainda temos todo o inverno pela frente.”

Possibilidade de neve e geada

A atuação conjunta da frente fria com um ciclone extratropical pode favorecer a formação de nuvens carregadas sobre áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A combinação entre umidade e ar gelado pode gerar condições para neve entre o fim da tarde de quarta-feira (28) e a manhã de quinta-feira (29).

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, há possibilidade de neve especialmente em localidades mais elevadas como Bom Jesus e São José dos Ausentes (RS), e São Joaquim, Urupema e Urubici (SC). Não está descartada a ocorrência de neve também em áreas mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Alertas meteorológicos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de perigo para o declínio de temperatura, prevendo quedas de até 5ºC em diversas áreas do Centro-Sul. Os avisos, divulgados por meio da plataforma Alert-AS, abrangem:

    •    28 a 29 de maio: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

    •    29 a 30 de maio: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.

O Inmet classifica os fenômenos em três níveis: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Esses alertas são distintos dos emitidos pela Defesa Civil, que atua em situações de risco à população por meio do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Para esta frente fria, o Cemaden emitiu alerta de risco moderado para áreas de Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul (RS), além de Manaus, Tefé e Parintins (AM), devido à continuidade das chuvas e possibilidade de alagamentos e enchentes.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também