Aplicativos de celular auxiliam pacientes com infarto em Teresina

Paciente recebem imediatamente a medicação específica.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pacientes com suspeita de infarto contam agora com um novo canal de atendimento que agiliza o diagnóstico e diminui o risco de mortalidade. É o serviço Viva Coração, que usa a telemedicina em favor dos pacientes e está sendo aplicada pelos cardiologistas de plantão do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no trabalho em conjunto com os hospitais de bairros e Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As novas tecnologias estão sendo usadas na linha de cuidados do IAM – infarto agudo do miocárdio – e funciona através de um telefone onde o médico do hospital de bairro ou a equipe do SAMU que recebeu paciente com suspeita de infarto envia pelos aplicativos Whatsapp ou Telegram fotos dos exames realizados.

O diretor técnico do HUT, Fábio Miranda explica como funciona o serviço: “Por telefone, o especialista dá o laudo e as orientações a serem seguidas”

Quando confirmado diagnóstico de infarto, o paciente recebe imediatamente a medicação específica e a ambulância de suporte avançado do SAMU é acionada para fazer a transferência para o HUT onde será dada continuidade ao tratamento.

A primeira pessoa beneficiada pelo serviço Viva Coração foi um homem de 53 anos, residente no bairro Mocambinho I, zona Norte da capital. O paciente deu entrada no Hospital do Buenos Aires, fez exame que diagnosticou o infarto, tomou a medicação específica e foi removido pelo SAMU para o HUT. O paciente está internado no HUT, com quadro estável e recebendo a medicação complementar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES