Após perder 80 Kg, jovem ganha 14 concursos de beleza

A jovem antes pesava 140Kg e para emagrecer fez cirurgia bariátrica

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabrina Sgarbi, 25 anos, venceu a obesidade mórbida eliminando 80 Kg e conseguiu ganhar um total de 14 concursos de beleza.

A jovem, que antes pesava 140 Kg, passou dez anos tentando emagrecer e conta que apresentava problemas de saúde e enfrentava frequentemente bullying de amigos e moradores da cidade onde morava, em Marau, interior do Rio Grande do Sul e também de muitos seguidores das redes sociais.

Sabrina diz que sofria porque não podia usar roupas que gostaria e ainda tinha que comprar calças mascullinas de número 54. Para conseguir emagrecer, ela decidiu fazer uma cirurgia bariátrica e passou por uma reeducação alimentar, para reaprender a comer.

Com 16 anos, Sabrina decidiu ser vegetariano e parou de comer carnes, mas não tinha acompanhamento nutricional e então comia muita pizza, pastel, massas, sanduíches etc".

Ela ainda fazia dietas mirabolantes e usava remédios para emagrecer. “É difícil explicar minha rotina alimentar na época, pois não exista uma. Um dia, comia normalmente, no outro repetia o prato... Depois, não comia nada. Sempre me alimentei com saladas, verduras, legumes e frutas, mas meu peso subiu descontroladamente".

Quando passou dos 60 Kg para os 140 Kg, Sabrina sofreu com fadiga extrema, dores na coluna, joelhos e articulações, excesso de gordura no fígado, pressão alta e taquicardia, até que resolveu encarar a cirurgia bariátrica.

“O pós-operatório foi muito difícil. Saí da sala de cirurgia com o mesmo peso, a mesma mentalidade de 'gordo', mas com outro organismo", diz ela. Imediatamente, Sabrina iniciou uma série de três dietas: líquida, semi-pastosa e pastosa. "Após seis meses, eu já poderia ingerir açúcar branco e bebidas gaseificadas, mas me policiei e fiquei mais de um ano sem doces, farinha branca e frituras. Não bebo refrigerante há quatro anos”. 

Mudar a forma de se alimentar foi a parte mais difícil. "É muito complicado. Acredito muito na ajuda de bons profissionais, como nutricionista, psicólogo e equipe médica, trabalhando ao seu lado. Mas a cirurgia não é milagrosa, como muitos pensam. Se você não estiver disposto a comer corretamente, provavelmente, voltará a engordar.” 

Com 80 kg a menos, Sabrina Sgarbi optou por não tirar o excesso de pele. “Tenho cicatrizes, estrias, flacidez e peles extras. Ano passado, fiz mamoplastia e coloquei prótese de silicone nos seios. Sei que existem métodos para a remoção do que sobrou, mas não me incomoda. Parece estranho, mas sinto orgulho. Olho no espelho, me reconheço e sei o que passei”.

Sabrina, que tem parentes italianos, sempre quis ser eleita Rainha Italiana de Marau.  Aos 21 anos, ganhou o concurso. “Em pouco tempo, já somei 14 títulos, entre municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Também acumulei coroas, troféus, medalhas e homenagens".

A gaúcha, que vai lançar um livro contando sua história, tem um blog e um canal de vídeos, em que ajuda pessoas que estão na mesma situação que passou a melhorar a autoestima, ver que a obesidade é uma doença e ajudar a lidar com o preconceito.

“Às vezes, não enxergamos a gravidade do problema. Acabamos nos acostumando a não conseguir caminhar, sentar, dormir, se vestir bem, a ter problemas de saúde... Mas a obesidade é uma doença crônica que acarreta outras e precisa ser tratada", afirma ela.

"Sobre o preconceito, digo: quem aponta o dedo para um pessoa obesa é ignorante e infeliz. Não podemos perder tempo nem lágrimas por causa de pessoas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES