Palpitações no peito: um sinal de alerta do coração

Palpitações no peito, tonturas, falta de ar, suor frio e até desmaio são sintomas da arritmia que, na maioria das vezes, é confundida com um infarto.

CORRERIA | Júlio César afirma que crianças estão fazendo muitas atividades e ficando estressadas mais cedo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem todo mundo sabe identificar os sinais que denotam o fato de que o coração está pedindo socorro. E nos mais jovens, essa realidade é ainda mais contundente. Um adulto bem informado tem boas chances de constatar um problema cardíaco, mas isso não acontece da mesma forma com um adolescente, por exemplo.

E essa situação fica ainda mais preocupante quando citamos a realidade de que, cada vez mais, os males do coração atingem os mais jovens com uma intensidade que, há algumas décadas, seria impensável. A arritmia é um dos principais fatores deste contexto, e costuma acender o alerta vermelho para a saúde cardíaca.

Palpitações no peito, tonturas, falta de ar, suor frio e até desmaio. São esses os sintomas que caracterizam a arritmia cardíaca que, muitas vezes, é confundida com o ataque cardíaco. Quem sente um desses sintomas pode ter alterações deve procurar imediatamente o acompanhamento de um especialista em cardiologia para avaliar as causas e adotar o tratamento específico.

O ritmo de vida atual que as pessoas costumam levar, principalmente pela falta de tempo para a realização de atividade física e para uma alimentação saudável, gera stress, um dos maiores fatores de risco na ocorrência de doenças cardiovasculares. Além disso, o uso de certas medicações, o excesso de álcool, fumo, cafeína, drogas, obesidade, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados são causas do surgimento de problemas no coração.

De acordo com o doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Júlio César A. Ferreira Filho, a arritmia engloba os distúrbios elétricos no coração ocasionado por fatores de risco como uso de bebidas alcoólicas, drogas e sedentarismo. No entanto, pode ser causada pelo músculo cardíaco, o qual sofre alterações no ritmo de batimentos.

Quem também deve ter atenção em relação à problemas cardíacos são os jovens. Com a vida adulta cada vez mais cedo e a entrada cada vez mais precoce no mercado de trabalho, os jovens absorvem responsabilidades que geram um stress contínuo, deixando de lado a atenção necessária para saúde.

?O que vemos é que se deixa de ser criança muito cedo. Desde muito jovens, muitas delas são obrigadas pelos pais a fazer uma série de cursos e atividades complementares à escola, o que faz com que elas tomem contato com o stress e a correria muito antes do previsto. Ao falar dos jovens, não estou dizendo que não se deve trabalhar, e sim que há a necessidade de tomar cuidados com esses fatores desde a juventude?, destacou Júlio César.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES