Atraso em orçamento prejudica educação no país

Prejuízos que vão da Educação Básica ao Ensino Superior, e que atingem em cheio o Fundeb. Dados foram divulgados por relatório do MEC

Atraso em aprovação de orçamento prejudicou ensino | Arquivo JMN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por: Waldelúcio Barbosa

O ano de 2021 começou a dar seus primeiros passos, em termos orçamentários, somente em abril, com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Os quatro primeiros meses que antecederam a aprovação da LOA 2021, foram marcados por regras restritivas na execução provisória, implementadas quando o governo federal iniciou o ano sem sua aprovação.

O Todos Pela Educação publicou uma análise destacando que as medidas afetaram duramente o Ministério da Educação (MEC), o mais castigado, com um bloqueio que totaliza 14% das despesas discricionárias, nos dois primeiros bimestres do ano, e prejuízos que vão da Educação Básica ao Ensino Superior, e que atingem em cheio o Fundeb.

Orçamento para educação foi prejudicado - Arquivo JMN

Relatório bimestral

Os dados são do relatório bimestral “Execução Orçamentária do Ministério da Educação (MEC)“, produzido pelo Todos Pela Educação, com base em publicações do Ministério da Economia.

O Orçamento da União para 2021 não foi aprovado dentro do período legislativo de 2020 e teve grande atraso na sua publicação. A demora de quatro meses só perdeu para o ano de 2006, quando o orçamento foi publicado em maio. Concomitantemente, houve um bloqueio de R$ 2,7 bilhões no orçamento da pasta.

Muitas ações voltadas para o estudante foram afetadas - Arquivo JMN

Ações afetadas

Como resultado, a Educação Superior teve 39,7% das suas despesas discricionárias comprometidas com o bloqueio, seguida pela Educação Básica, com 35,2%.

 Nesta última, as ações mais afetadas foram: “Livros e Materiais Didáticos”, “Exames e Avaliações da Educação Básica” e “Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica”. No início de agosto, o restante dos recursos foi totalmente desbloqueado – isso será tratado no próximo relatório.

Piauí consegue driblar as dificuldades

Ainda que tenha sido severamente afetado pela pandemia, gestores públicos, gestores escolares, professores, estudantes e familiares no Piauí encontraram alternativas para driblar as dificuldades, por acreditar que a Educação é o caminho para um mundo melhor e para uma sociedade mais justa e igualitária.

No Piauí, desde o início da pandemia, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vêm realizando um esforço conjunto para que este direito fosse assegurado a toda a sociedade.

"Seguimos trabalhando, mesmo em tempos de pandemia, pela boa educação. Mesmo vetada pelo presidente, conseguimos, com apoio da bancada federal, derrubar o veto e sancionar a Lei da Conectividade. Com isso, será garantido mais de 3,5 milhões de reais para a conectividade de estudantes e professores durante o tempo de pandemia, no qual as educações remota e híbrida são importantes. Estamos aguardando a liberação desse recurso.", explicou o secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, que é membro do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Governo  estadual tenta manter direito a educação - reprodução   

Promoção do ensino

As melhorias dos espaços físicos e a promoção da expansão do ensino público de qualidade, além do desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses, também tiveram um olhar especial neste último ano.

O estado recebeu a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões, recursos oriundos dos Precatórios do FUNDEF e maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí. O montante foi conquistado na Justiça pelo Estado e já vem sendo aplicado integralmente nas escolas da rede estadual de todo o Piauí. Atualmente, existe programação para mais 200 obras, somadas entre os projetos prontos, em licitação e em fase de análise no Piauí.(W.B)

Educação Profissional foi a mais afetada

Com uma baixa execução no 2º bimestre no ano, o MEC teve uma redução em sua taxa de empenho em 32,7% quando comparado ao mesmo período no ano anterior. A Educação Profissional foi a mais afetada, com uma redução de 54,9%, seguida pela Educação Básica, com 39,1%.

Apenas 51% das despesas obrigatórias foram empenhadas, com as ações mais afetadas sendo o Fundeb e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

As despesas discricionárias empenhadas na Educação Básica também tiveram baixa execução: passaram de 5%, em 2020, para 3%, em 2021.

Recursos são para melhorias no ensino das escolas - Arquivo JMN

Recursos

No mesmo período de 2020, o PDDE teve 40% dos seus recursos empenhados e 38% foram pagos. Já em 2021, esses valores passaram a ser 17% e 14% respectivamente. 

O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da Educação Básica. Em 2020, foi um dos poucos mecanismos utilizados pelo Governo Federal para apoiar as escolas no enfrentamento da Pandemia.

Apenas 28% do Fundeb foi empenhado

Quanto ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), apenas 28% dos recursos destinados foram empenhados no período, enquanto em 2020 esse percentual era de 97%.

Atualmente, o Fundeb garante dois terços dos recursos que os municípios investem em Educação. Cerca de 90% de seus recursos vêm de impostos coletados nos âmbitos estadual e municipal, e os outros 10% vêm do governo federal. A partir de 2021, é prevista a expansão do Fundo em virtude da aprovação da Emenda Constitucional 108/2020, que aprimorou e tornou o Fundeb permanente. Em um cenário de pandemia e de perda de arrecadação para muitas cidades, o Fundeb adquire ainda mais importância para custear a Educação pública.

Orçamento do MEC condicionado a regra de ouro - Arquivo JMN

Regra de Ouro

Cerca de 34% do orçamento do MEC foi condicionado à chamada Regra de Ouro – o maior condicionamento da história -, sendo que 73% correspondem ao Fundeb e, portanto, coloca parte considerável dos recursos do Fundo para aprovação do Congresso Nacional.

Prevista na Constituição, a Regra de Ouro proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas como salários, aposentadorias, contas de luz e outros gastos da máquina pública. Quando a regra é descumprida, os gestores e o presidente da República podem ser enquadrados em crime de responsabilidade e para que haja a possibilidade de utilização do recurso sem que isso aconteça, é preciso aprovação do Congresso Nacional.(W.B)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES